Lençóis Maranhenses/ 6 dias
Datas 2021
– 30/05 a 04/06
– 06 a 11/06 (lotado)
– 13 a 18/06 (lotado)
– 15 a 20/08
Uma das travessias mais bonitas do Brasil, entre lagoas de tons azuis e verdes, águas cristalinas e dunas até o horizonte, assim será o nosso desafio, cruzar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses a pé. Localizado no litoral oriental do estado do Maranhão, em seus 155 mil hectares, o Parque abriga diversos e frágeis ecossistemas como restinga, manguezal e o maior campo de dunas do Brasil. Embarque conosco em mais uma aventura inesquecível. Nesse roteiro você terá toda a estrutura, segurança e experiência da Chapada Trekking – Montanhismo.
Dia 1: São Luis, Barreirinhas, Vassouras, Atins, Canto de Atins
A nossa aventura iniciará na capital do Maranhão: São Luis. Partiremos de um hotel da cidade (consultar) às 8:30 da manhã até a cidade de Barreirinhas, que é o principal ponto de partida para os Lençóis Maranhenses. Essa viagem dura cerca de 5 horas e será feita em transporte privado. Em Barreirinhas faremos uma breve parada para almoço, e na sequência haverá sobrevoo (opcional) para aqueles que quiserem voar sobre os Lençóis. Final da tarde
partirmos de voadeira (lancha rápida) pelo Rio Preguiças até o povoado de Atins, onde um carro 4×4 estará nos aguardando para nos levar até o Canto de Atins – destino final desse dia.
Dia 2: Canto de Atins, Bonzinho, Baixa Grande
Esse é o dia no qual adentramos de fato nos Lençóis Maranhenses! Como em todo o percurso teremos muito sol, o horário de saída será sempre antes de o dia clarear. Assim, aproveitamos ao máximo o sol agradável da manhã. Neste dia, saímos às 5:00h e vamos à beira mar de 4×4 até um pouso de pescadores chamado Bonzinho. Lá iremos preparar um café da manhã leve e saudável, e iniciaremos a nossa caminhada. Logo avistaremos as primeiras lagoas, e nos afastamos cada vez mais de qualquer sinal de civilização. Caminharemos cerca de 6 horas pelas dunas, aproveitando os banhos nas lagoas de água doce e cristalina. Faremos um lanche durante o percurso e chegaremos ao nosso destino – A Baixa Grande – por volta das 12h*.
*O horário de chegada pode variar de acordo com o ritmo de caminhada do grupo.
Dia 3: Baixa Grande, Queimada dos Britos
Acordaremos bem cedinho (ainda na madrugada) e após um rápido desjejum partiremos Lençóis adentro. Neste dia teremos mais uma oportunidade de desfrutar desse lugar tão único e exuberante. Um dia cheio de novidades, cercado de paisagens grandiosas e banhos maravilhosos nas águas limpas e frescas dos Lençóis Maranhenses. As surpresas por trás das dunas e a sensação de mobilidade que o sistema nos apresenta são indescritíveis. A dança dos ventos e o volume das águas fazem com que os Lençóis se reconfigurem de tempos em tempos, e a experiência do nosso guia local nos permite atravessá-los em total segurança. Chegaremos à Queimada dos Britos no início da tarde, almoçaremos a comida maravilhosa da Dona Maria e teremos um descanso merecido à sombra do imenso cajueiro que reside em seu quintal. Nesse pequeno oásis, ao cair da tarde poderemos visitar as lagoas próximas e aproveitar um pôr-do-sol incrível nas cristas das dunas. Um dia inesquecível!
Dia 4: Queimada dos Britos, Betânia
Após um cafezinho (desjejum), ainda na madrugada, saímos para mais um dia de caminhada. Pelo caminho faremos um lanche e seguiremos aproveitando mais lagoas e mais dunas em direção ao povoado de Betânia. Nesse dia passaremos pelo coração do Parque Nacional e em suas lagoas mais isoladas. A cada dia de caminhada as lagoas parecem mais bonitas, mais azuis e maiores. Passaremos também por antigos povoados que foram encobertos
pelo movimento das dunas e guardam muitas histórias em suas ruínas. Chegaremos à Betânia para o almoço na casa da Dona Terezinha, que vive às margens do rio e nos proporciona literalmente uma tarde de muita sombra e água fresca. Por ser um povoado um pouco maior (cerca de 25 famílias), a estadia em Betânia nos permite conhecer um pouco mais da vida em comunidade, a pequena escolinha e suas professoras (D. Terezinha é uma delas), tomar uma bebida gelada e apreciar nas dunas uma prévia da lua cheia que nos aguarda no dia seguinte.
Dia 5: Betânia, Santo Amaro
Após o desjejum nos despedimos de Betânia. Ao longo do 4º dia de caminhada pelos Lençóis passaremos pelas lagoas mais famosas do Parque e também mais freqüentadas por estarem próximas à vila de Santo Amaro, nosso destino final do 5º dia de roteiro. Santo Amaro é uma charmosa vila, parcialmente pavimentada e cortada pelo Rio Alegre. Ao chegarmos a Santo Amaro tomaremos um banho na pousada e faremos um almoço tardio preparado por Dona Maria: a esposa do nosso guia local, especialista em hospitalidade. A tarde será livre para descanso ou passeio pela vila, e à noite faremos uma caminhada leve para apreciar a lua cheia. É nesse clima que nos despedimos desse encontro maravilhoso com uma das mais belas obras da natureza.
*Consultar disponibilidade e diferença de valores de quartos privativos
Dia 6: Retorno de Santo Amaro para São Luís
Dia de despedida! Após o café da manhã na pousada, teremos a manhã livre. Há opção de passeio a pé ou de barco* pelo rio, passeio de quadriciclo*, jardineira* ou cavalo* (*consultar disponibilidade) pelas proximidades da vila de Santo Amaro. Saímos da pousada pontualmente às 13h para São Luis, e em São Luis os deixaremos no mesmo hotel de recolhimento.
(Fim dos nossos serviços)
Criamos um check-list para auxiliar seu planejamento.
Os itens selecionados são sugestões de produtos e de equipamentos que normalmente utilizamos em roteiros nos Lençóis Maranhenses, se achar que falta alguma coisa, por favor acrescente o que você achar necessário.
Colocamos a quantidade ideal de cada item.
Nossa maior recomendação é; evitem levar excesso de roupas e/ou equipamentos.
Equipamentos – Check List
- Bom humor e disposição é fundamental
- Protetor solar
- Sandálias ou papetes (previamente usadas)
- Mochila cargueira (45 a 50 litros)
- Roupas com proteção UV 50
- Capa de Chuva ou Anorak
- Cantil ou Garrafas Pet
- Head Lamp + pilhas extras
- Canivete
- Repelente para insetos
- Kit de higiene pessoal (c/ papel higiênico)
- Sacos, p/ lixo, manter roupas secas e p/ as sujas (recomendo de 50 litros)
- Câmera fotográfica, cartões de memória e pilhas
- Bastãos de caminhada (Opcional)
- Óculos de sol (opcional)
- Toalha de camping (opcional)
Vestuário Básico
- Capa de Chuva ou Anorak
- Camisetas manga curta e longa ( Com proteção UV 50 é a melhor opção)
- Roupa extra para se trocar na volta da trilha
- Chapéu ou boné (Melhor com proteção pra nuca e orelhas)
- Calça e bermuda de trekking
INVESTIMENTO:
R$1.890,00 – à vista
Pagamento no cartão de crédito: acréscimo de 5%.
Formas de pagamento:
Para finalizar sua reservar oferecemos as seguintes formas de pagamento:
– 50% antecipado via depósito/transferência bancária (Banco do Brasil) e 50% no check-in em dinheiro (ou depósito bancário em até 2 dias úteis antes do trekking)
– Cartão de crédito em até 12x com juros (Via PagSeguro)
*É indispensável o envio do comprovante de pagamento por email indicando o nome completo do(s) participante(s) e o roteiro ao qual o pagamento se refere.
Enviar para: chapadatrekking@hotmail.com
*Após a confirmação da reserva solicite o check-list (importante!).
Incluso no roteiro:
- Guia especializado ( Tour Líder)
- Guia Local
- Alimentação completa durante todo trekking ( Lanche, Café da Manhã e Café da noite)
- Kit Primeiro socorros
- Rastreador SPOT GEN3 (Mostra para familiares e amigos a localização do grupo em tempo real )
- Equipamentos de cozinha ( Talheres, pratos e copos)
- Transfer de São Luís x Barreirinhas
- Transfer Barreirinhas x Atins ( lancha)
- Transfer Atins x Canto dos Atins(4×4)
- Transfer Santo Amaro x São Luís
- Pessoal / guia gratificações
- Equipamento pessoal
- Hospedagem em São Luís
- Almoço em Barreirinha
- Jantar em Canto do Atins
Almoço em Santo Amaro - Evacuação médica
- Seguro de viagem
- Carregadores
- Hotéis e refeições, após o termino do trekking
*Política de Cancelamento:
- Para que o roteiro aconteça, é necessária a formação de um grupo mínimo de 8 pessoas. Em caso de não formação do grupo, ocorrerá a devolução de 100% do valor pago para a reserva.
- A desistência voluntária por parte do cliente antes da viagem deverá ser formalizada por escrito e enviada para a Chapada Trekking – Montanhismo através do email chapadatrekking@hotmail.com seguindo a política de devolução descrita abaixo:
Até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total
Entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
Entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
A menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução
O não comparecimento na data, hora e local de apresentação determinados para o embarque será considerado no-show, implicando na perda total do valor pago. O passageiro que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem o direito a reembolso.
*COMUNICADO COVID -19
Nós da Chapada Trekking prezando pela saúde e segurança individual e coletiva e seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) comunicamos que o retorno das atividades irá ocorre apenas em 2021, com o final da Pandemia ou seguindo a risca os protocolos de segurança sanitária em nossos roteiros, lembrando que muitos locais onde trabalhamos ainda não teve o retorno da atividade turística, DEVIDO AO COVID-19.
Para os clientes que estão ou irão fechar roteiros para 2021, caso não seja possível fazer o roteiro na data prevista, o VALOR PAGO PERMANECERÁ para remarcação do mesmo serviço ou de outro operado pela agência conforme Determinação da MEDIDA PROVISÓRIA N948, DE 8 DE ABRIL DE 2020, NÃO SENDO POSSÍVEL CUMPRIR A POLÍTICA DE CANCELAMENTO ACIMA.
Observações gerais:
– As redes estão inclusas.
– É permitido levar barraca, porém são de responsabilidade do cliente o transporte e montagem/desmontagem da mesma respeitando os horários de saída do grupo.
– O embarque/desembarque em São Luis será feito em apenas um hotel da cidade (consultar).
– É possível contratar carregador pessoal, desde que seja feito com antecedência.
– O roteiro poderá sofrer alterações de acordo com a dinâmica do grupo
OBSERVAÇÕES GERAIS
Alterações:
Os roteiros podem sofrer alterações devido a condições climáticas e físicas e podem ser adaptados às necessidades de nossos clientes.
Segurança:
Mesmo com todas as precauções e cuidados durante o roteiro, as atividades só serão realizadas mediante a assinatura do Termo de Conhecimento de Risco.