Clássicos da Chapada – 8 dias

DATAS 2025
10/07 A 17/07
15/08 A 22/08
21/09 A 28/09

Criamos um roteiro especial juntando os atrativos mais clássicos da Chapada Diamantina ao trekking mais bonito do Brasil: o Vale do Pati. Um roteiro cheio de paisagens fantásticas e com a segurança e a organização da Chapada Trekking – Montanhismo.

Origem e Destino
Lençóis / Lençóis

Duração
8 Dias / 7 Noites

Distância
50Km

Dificuldade
Moderado

Valor da Experiência

INVESTIMENTO:

R$3.990,00 por pessoa (Grupos de 2 pessoas)
R$3.720,00 (Grupos de 3 pessoas ou mais)
*Valores para pagamento via pix ou transferência

(grupo mínimo 2 pessoas)

 

FORMAS DE PAGAMENTO:

Para concluir sua reserva é necessário o pagamento antecipado de 30% via transferência, depósito bancário ou boleto.
Para pagamento via cartão, parcelamos em até 12 vezes, de acordo com as taxas do pagseguro.

Os 70% restante deve ser pago no check-in em dinheiro (ou depósito bancário em até 2 dias úteis antes do trekking)

*É imprescindível o envio do comprovante de pagamento com a confirmação das datas, nome completo e CPF do(s) participante(s).

 

Incluso no roteiro:

Guia especializado durante todo o roteiro
Seguro viagem
Café da manhã (todos os dias do roteiro)
Hospedagem 3 noites em casa de nativos no Vale do Pati
Hospedagem 1 noite em Mucugê
Hospedagem 1 noite em Igatu
Hospedagem 2 noites em Palmeiras
Taxas de visitação do Poço Azul, Gruta Azul (Pratinha), Lapa Doce e Pai Inácio
Taxa de visitação da Cachoeira do Buracão e Riachinho
Alimentação completa durante o trekking do Vale do Pati (Lanche, Café da Manhã e Jantar)
Kit Primeiro Socorros
Transporte privado durante todo o roteiro.

Não incluso no roteiro:

Passagens aéreas ou terrestres para Chapada Diamantina
Almoço na Pratinha
Almoço no Poço Azul
Lanche na Cachoeira da Fumaça e no Buracão
Jantar em Palmeiras e Mucugê
Equipamento pessoal
Evacuação médica
Carregadores
Hotéis e refeições, após o termino do roteiro

 

Itinerário

Dia 1 – Lençóis, Gruta da Lapa doce, Gruta Azul, Pratinha e Morro do Pai Inácio, Palmeiras.

Conhecido como roteiro 1, este dia marca o circuito mais procurado da Chapada Diamantina, pelo número de atrações visitadas no mesmo dia. Saímos de Lençóis em carro privado até a gruta da Lapa Doce – situada no município de Iraquara, a 70 Km de Lençóis. A travessia de 850 metros no interior da gruta tem a duração de uma hora e meia a duas horas. Nesta gruta podem ser observadas formações como estalagmites, estalactites, espeleotemas, colunas e outras fascinantes belezas. No rio da Pratinha ainda em Iraquara, a 6 Km da Lapa Doce ,está gruta da Pratinha. O local tem características das regiões calcárias, com um tom azulado e águas cristalinas, que ao receber a incidência da luz solar toma o tom prateado, daí vem esse nome. Tanto a Gruta Lapa Doce quanto a Fazenda Pratinha contam com estrutura de restaurantes, banheiro, etc. Por último, iremos para o Morro do Pai Inácio, ver o pôr-do-sol, com uma vista panorâmica de algumas das elevações mais imponentes da Chapada; como o Vale do Cercado, as serras da Bacia, Mucugezinho, Sobradinho, Morrão e Morro do Camelo. Depois de um dia corrido de muita aventura, seguiremos pra cidade de Palmeiras, onde passaremos nosso primeiro pernoite em pousada.

Pernoite
Palmeiras

Refeição
Café da manhã

Duração

Dia 2 – Palmeiras, Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Riachinho, Palmeiras. 

Considerada a segunda cachoeira mais alta do país, com 380 metros de altura, a Cachoeira da Fumaça é um dos principais atrativos da Chapada Diamantina! São quase 6km de caminhada até a cachoeira (12km ida e volta), sendo 2 km de subida com vista para o belo Vale do Capão de um lado e, ao norte, o Morrão. Após vencer a subida, a trilha segue plana até o mirante da cachoeira. Após contemplação, fotos e banho (se houver água no poço) voltaremos por cerca de 2 horas de caminhada. Ao fim da descida, seguiremos de carro até cachoeira do Riachinho pra tomar um banho refrescante e ver mais um lindo pôr-do-sol. A nossa segunda noite será novamente em Palmeiras, em pousada.

Pernoite
Palmeiras

Refeição
Café da manhã

Duração
4 horas de caminhada

Dia 3 – Palmeiras, Guiné, Gerais do Rio Preto, *Igrejinha. 

Após um café da manhã reforçado seguimos de Palmeiras para o povoado de Guiné (33 Km de estrada de terra). Aqui inicia-se o primeiro dia do trekking do Vale do Pati. Iniciamos a trilha com uma  subida de apenas 40 minutos conhecida como Morro do Beco. Depois chegaremos ao Gerais do Rio Preto: uma planície descampada até chegarmos ao Rio Preto: onde faremos uma parada para banho e lanche. Após mais 40 minutos de caminhada no plano chegaremos uma das vistas mais clássicas da Chapada: O Mirante da Rampa. Depois mais uma hora de descida até a Igrejinha onde teremos colchões, cozinha, banheiro e toda estrutura necessária para passar uma noite confortável.

Pernoite
Casa de nativos

Refeição
Café da manhã / Lanche de Trilha / Jantar

Duração
4 horas de caminhada

Dia 4 – Igrejinha, Cachoeirão por cima, * Igrejinha.

Após um café da manhã na Igrejinha, seguimos apenas com mochilas de ataque. Teremos uma maravilhosa caminhada ao topo do Cachoeirão: um abismo com 280 metros de altura e dependendo da época se formam mais de 20 cachoeiras e um poço para banho. Lá descasaremos e comeremos um lanche preparado pelo guia. A volta dura em média 2h:30m até a Igrejinha.

Pernoite
Casa de nativos

Refeição
Café da manhã / Lanche de Trilha / Jantar

Duração
5 a 6 horas de caminhada

Dia 5 – Igrejinha, Gruta do morro do Castelo, * Dona Raquel

No quinto dia subiremos uma trilha sob sombra para o morro do Castelo (1.470 metros de altitude), faremos a travessia da gruta do Castelo e teremos uma maravilhosa vista para o vale do Pati de Baixo e vale do Calixto, voltaremos pela mesma trilha até a casa de dona Raquel.

Pernoite
Casa de nativos

Refeição
Café da manhã / Lanche de Trilha / Jantar

Duração
6 horas de caminhada

Dia 6 – Dona Raquel, Cachoeira das Bananeiras, Cachoeira do Funis, Cachoeira da Altina (Lageado), Gerais do Rio Preto, Guiné, Mucugê

Nosso último dia no Vale do Pati é bem relaxante. Teremos uma manhã de muitos banhos passando por uma sequência de cachoeiras no Rio Pati, destaque para a Cachoeira do Funis, com cerca de 20 metros de altura e um poço para um banho antes de subirmos para o Gerais do Rio Preto. Esta subida é o maior desafio do dia. São cerca de 40 minutos de subida ingrime, até chegarmos ao mirante da Rampa, dai em diante a trilha fica fácil, plana até o Rio Preto. Depois seguimos em um aclive suave até o Morro do Beco, onde desceremos até o pé da serra. Teremos um carro a nossa espera, depois são mais 42 Km até Mucugê.

Pernoite
Pousada em Igatu

Refeição
Café da manhã / Lanche de trilha

Duração
5 horas de caminhada

Dia 7 – Mucugê, Ibicoara, Campo Redondo, Buracão, Igatu.

Após ao café da manhã em Mucugê, seguiremos rumo a Ibicoara, distante 110 Km. Após chegarmos a cidade de Ibicoara, seguiremos mais 30 Km de estrada de terra até a entrada do Parque Municipal do Espalhado, onde fica a cachoeira do Buracão. Após deixar o carro, a trilha segue paralela ao Rio Espalhado. Teremos aproximadamente 1 hora de caminhada até a cachoeira do Recanto Verde, após isso precisaremos pôr os coletes salva-vidas para seguir mais 2 minutos entre o apertado cânion do Buracão, uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil (banho obrigatório para atravessar o cânion). A trilha de volta passa por um mirante com vista para o Buracão por cima e a Cachoeira da Orquídea. Pernoitaremos em Igatu, que é uma vila encravada na borda lesta da Serra do Sincorá. Remanescente do garimpo, a vila respira a história do diamante.

Pernoite
Pousada em Igatu

Refeição
Café da manhã

Duração
2 horas de caminhada

Dia 8 – Igatu, Poço Azul, Poço Encantado, Lençóis

Saímos de Igatu cerca de 8:30 da manhã em direção ao Poço Encantado (aproximadamente 47km). Iremos conhecer um dos lugares mais impressionantes da Chapada Diamantina, o Poço Encantado. Considerado uma das grutas mais bonitas do país, a água impressiona pela tonalidade azul, entre os meses de Abril a fim de setembro, podemos ver o raio de sol entrar por uma das entradas da caverna, clareando toda água, onde podemos ver o fundo do poço. Depois seguimos cerca de 25Km até o Poço Azul, onde podemos fazer a flutuação em sua águas azuladas , em uma caverna de formação calcária. Depois do merecido banho seguimos cerca de 80 Km até a cidade de Lençóis, onde deixaremos vocês numa pousada de sua escolha e será o fim de nossos serviços, caso desejem fazer algo a mais consulte-nos.
(Pousada em Lençóis não inclusa)

Pernoite
Não incluso

Refeição
Café da manhã

Duração

Política de Cancelamento

Condições de Cancelamento: Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a CHAPADA TREKKING – MONTANHISMO fará a devolução conforme as condições abaixo:

Até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total da reserva
Entre 29 e 21 dias do início da viagem: 70% do valor total da reserva
Entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total da reserva
A menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

Taxa de participação e reserva: Uma vez confirmada à reserva, é cobrado 10% do valor referente a este roteiro em caráter de multa caso haja cancelamento

No-Show: O não comparecimento na data, hora e local de apresentação determinados para o embarque será considerado no-show, implicando na perda total do valor pago. O passageiro que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem o direito a reembolso.

*COMUNICADO COVID -19

Nós da Chapada Trekking prezando pela saúde e segurança individual e coletiva e seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) comunicamos que o retorno das atividades irá ocorre apenas em 2021, com o final da Pandemia ou seguindo a risca os protocolos de segurança sanitária em nossos roteiros, lembrando que muitos locais onde trabalhamos ainda não teve o retorno da atividade turística, DEVIDO AO COVID-19.
Para os clientes que estão ou irão fechar roteiros para 2021, caso não seja possível fazer o roteiro na data prevista, o VALOR PAGO PERMANECERÁ para remarcação do mesmo serviço ou de outro operado pela agência conforme Determinação da MEDIDA PROVISÓRIA N948, DE 8 DE ABRIL DE 2020, NÃO SENDO POSSÍVEL CUMPRIR A POLÍTICA DE CANCELAMENTO ACIMA.

OBS Gerais

Alterações: Os roteiros podem sofrer alterações devido a condições climáticas e podem ser adaptados às necessidades de nossos clientes.

Segurança: Mesmo com todas as precauções e cuidado durante o roteiro as atividades só serão realizadas mediante a assinatura do Termo de Conhecimento de Risco, dando consciência ao nosso cliente que ambas partes terão a responsabilidade compartilhada no quesito segurança.

A participação na viagem requer o seguinte:

• Boas condições físicas

• Assinatura no termo de Conhecimento de risco, atestando a consciência da natureza da atividade, bem como dos riscos envolvidos.

O QUE LEVAR

Criamos um check-list para auxiliar seu planejamento.

Os itens selecionados são sugestões de produtos e de equipamentos que normalmente utiliza-se nesse roteiro. Se achar que falta alguma coisa, por favor acrescente o que você achar necessário.

* É muito importante evitar excesso de peso.

CHECK LIST

 

EQUIPAMENTOS:

• Mochila cargueira 50L com capa de chuva (Para trecho no Vale do Pati)
• Mochila de ataque de 20 a 25L

CALÇADOS:

• Botas para trekking (previamente usadas)
• 1 par de sandálias ou papete

VESTUÁRIO:

• 2 a 3 calças-bermuda/legging
• 3 camisas manga longa (de preferência UV50)
• 4 a 5 cuecas ou calcinhas
• 1 Fleece ou jaqueta
• 3 pares de Meias
• Jaqueta impermeável com capuz ou Anorak
• 1 a 2 roupas de banho (biquini ou sunga)
• 1 boné ou chapéu
• Roupa extra para se trocar na volta da trilha

HIDRATAÇÃO:

• Cantil ou Camelbak 1L

*No Vale do Pati não é necessário Barraca, isolante térmico e saco de dormir, as pernoites são em quartos coletivos, em camas e você terá roupa de cama e toalha à disposição.

HIGIENE:

• Kit de higiene pessoal (c/ papel higiênico)

ACESSÓRIOS:

• 1 Saco estanque p/ roupas (pode ser saco plástico)
• 1 Saco estanque p/ eletrônicos (pode ser saco plástico)
• Sacos, p/ manter roupas secas e p/ as sujas
• Câmera fotográfica, cartões de memória e baterias
• Bastões de caminhada
• Celular/ cabo
• Power Bank (Tem energia solar na casa dos nativos)

SEGURANÇA:

• Remédios de uso pessoal

ILUMINAÇÃO:

• Head Lamp (lanterna) + pilhas extras

PROTEÇÃO:

• Repelente para insetos
• Protetor solar FPS 50+
• Óculos de sol

+ INFOS

REFEIÇÕES: O que esperar?
Toda a nossas caminhadas e trekking incluem uma diversidade de pratos saborosos cheio de carboidratos, proteínas e gorduras.
Levamos alimentos que viajam bem no calor – arroz, massas, lentilha, feijão, cuscuz, carnes secas embaladas, carnes congeladas(primeira pernoite),pães, aveia, granola especiarias, ervas, óleos, queijos, manteiga, salames, açúcar, frutas e vegetais (frescas e secas).
Além disso, nós fornecemos-lhe com uma variedade de refeições. durantes os dias de caminhada.
Dividimos nossa alimentação em 3 partes, Lanches de trilha, Jantar e café da manhã.

O que servimos nos Lanches?
Pães, saladas(alface, rúcula, cenoura e beterraba ralada, pepino), queijos, salames, manteiga, requeijão cremoso, biscoitos, azeitonas, amendoins, bananas passas, sucos
e etc…

O que servimos no Jantar?
Frango com legumes, Strogonoffe, Carnes Assadas, Lasanhas, Arroz temperado, Macarronadas(diversos molhos), Picanha suína, farofas, Feijão fradinho, Abobora com quiabo e etc…
Sobremesas como Mousse de Maracujá, Brigadeiros, Goiabada com creme de Leite e chocolates diversos.

O que servimos no Café da manhã?
Café, frutas frescas( Maça, banana, Abacaxi, Goiaba, Tangerina, Morango e etc), pães, queijo, Nutella, ovos, cuscus, beiju(Tapioca), geleias diversas, leite, achocolatados, chás(diversos) e etc.

Nós regularmente podemos acomodar dietas veganas, vegetarianas, sem glúten e fazer ajustes para alergias alimentares.

FOTOS
[postgallery_grid data_source=”data-9″ images_attach=”5701,5817,5842,5607,6139,5699,5641,6420,6421,6424″ null=””]