MONTE RORAIMA E GRAN SABANA

O Monte Roraima (2.811m), está situado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. É uma montanha sagrada na cultura dos índios pemons e desperta no viajante uma enorme sensação de purificação da alma e da mente, um vazio que preenche nosso ser. Considerado um dos trekking mais clássicos da América do Sul, o Roraima é uma montanha de nível moderado e extrema beleza, sua paisagem é única no mundo. Cascatas gigantes escorrem pelos paredões tocados pela floresta amazônica embaixo, formações rochosas surpreendentes formando milhares de esculturas rochosas no topo do monte. O Roraima com foi descoberto em 1884, por uma expedição britânica chefiada por Everard Ferdinand im Thurn. O trekking é considerado um dos mais belos do mundo. Indescritível!

Origem e Destino
BOA VISTA – RORAIMA

Duração
11 Dias/10 noites

Distância
92 km

Dificuldade
Moderada/ Difícil

Altimetria Acumulada
2.754m

VALORES E DATAS 2022 A CONFIRMAR!

DETALHES DO ROTEIRO:

ORIGEM: Boa Vista – Roraima
DURAÇÃO:  11 dias/10 noites
DISTÂNCIA: 92 km
DIFICULDADE: Difícil
ALTIMETRIA:  2.754m
ALTITUDE MÁXIMA: 2.810m

 

DIA 1: DE APRESENTAÇÃO: CHEGADA EM BOA VISTA – RO

Chegada em Boa Vista, neste dia faremos uma reunião técnica com todos os participantes da Expedição.

DIA 2: BOA VISTA / SANTA ELENA DE UAIREN / QUEBRADA JASPE

Sairemos com transporte privado até a cidade de Santa Elena, na Venezuela, 220km em estrada asfaltada até a fronteira entre Brasil e Venezuela. Teremos uma parada em Pacaraima na fronteira com a Venezuela para dar vistos nos passaportes e trocaremos de carro convencional para 4×4. Faremos o check-in na pousada em Santa Elena, almoçaremos e partiremos para a Quebrada Jaspe: uma linda cachoeira na Gran Sabana onde vamos passar parte do dia e voltar para pousada.

Pernoite
Pousada em Santa Elena

Refeição
almoço e Jantar de boas vindas!

Duração
10 minutos

Dificuldade
Fácil

Distância
500 metros

DIA 3: SANTA ELENA / PARAITEPUY / ACAMPAMENTO TEK

Sairemos de Santa Elena por volta das 9 da manhã em transporte privado por aproximadamente 90km em estrada parte asfaltada e parte de terra em mau estado até chegarmos à comunidade indígena de Paraitepuy de Roraima. A partir dali começamos a nossa caminhada por de cerca de 11Km, em 4 a 5 horas de caminhada. Cruzaremos uma savana com pequenas colinas e vista espetacular para o Monte Roraima e o Monte Kukenan. Teremos que atravessar 4 córregos onde podemos nos refrescar. O Acampamento I fica próximo ao Rio Tek e a uma altura de 900m. Lá poderemos tomar banho e fazer fotos do fim da tarde. À noite teremos jantar e algumas informações sobre o próximo dia de trekking.

Pernoite
Acampamento

Refeição
Café da manhã / Lanche de trilha / Jantar

Duração
7 horas de caminhada

Dificuldade
Moderado

Distância
12KM

DIA 4 : ACAMPAMENTO TEK/ RIO KUKENAN/ ACAMPAMENTO BASE

Nosso objetivo para esse dia é a base do Monte Roraima. Saindo às 8:00h, cruzaremos o Rio Tek, em seguida o rio Kukenan. Ao meio dia, chegamos ao Campo Militar (assim chamado porque era originalmente um campo de treinamento), onde faremos uma parada para o lanche. Seguiremos subindo até o acampamento na base do Roraima. A vista pra Gran Sabana, para o Monte Kukenan e da parede vertical de Roraima é realmente espetacular. Aqui, a temperatura é mais baixa durante a noite – cerca de 15°C com chuvas frequentes. A noite jantar e descanso.

Pernoite
Acampamento

Refeição
Café da manhã / Lanche de Trilha / Jantar

Duração
7 horas de caminhada

Dificuldade
Difícil

Distância
9 KM

DIA 5: ACAMPAMENTO BASE / PASSO DAS LÁGRIMAS/ TOPO DA MONTANHA

Este dia é mais exigente do que os anteriores. A pé faremos de 3 a 4 horas de subida por meio de uma típica floresta tropical úmida dos tepuys da Amazônia numa trilha íngreme e escarpada que dá acesso a rampa até o topo do Roraima. Muitos pontos da trilha têm vistas deslumbrantes sobre a savana venezuelana. Uma vez no topo de Roraima paramos para o lanche e, em seguida, avançaremos para o acampamento em uma das bordas de pedra que vai nos proteger dos ventos fortes, chuvas constantes e baixas temperaturas que podem chegar a 5°C durante a noite.Estas espécies das cavernas são chamados pelos guias “hotéis” *Em alta temporada, as vezes não há vagas nos hotéis, por isso podemos dormir em acampamentos ao relento à espera de vagas.

Pernoite
Acampamento

Refeição
Café da manhã / Lanche de trilha/ Jantar

Duração
5 a 6 horas de caminhada

Dificuldade
Muito Difícil

Distância
10 KM

DIA 6: JACUZZI / MIRANTE LA VENTANA/ PEDRA MAVERICK

Conheceremos o mirante La Ventana e podemos curtir os vários mirantes que existem na borda do Tepuy, admirar a imponência do Monte Kukenan e a Proa do Roraima com suas diversas quedas d’águas (quando chove a noite). Temos uma visão fantástica da Floresta Amazônica: uma das melhores vistas do Roraima. Após essa vivência mágica e inesquecível, seguiremos pra um banho revigorante nas Jacuzzis: poços espetaculares com águas cristalinas, e a tarde após o almoço é possível visitar o ponto mais alto do Monte Roraima, o MAVERICK com 2.810 m de altitude. Lá poderemos ver toda a vastidão da Grand Sabana. A noite jantar no acampamento.

Pernoite
Acampamento

Refeição
Café da manhã / Lanche de trilha

Duração
6 a 7 horas de caminhada

Dificuldade
Moderado

Distância
6 KM

DIA 7: VALE DOS CRISTAIS/ PONTO TRIPLO / EL FOSSO

Usaremos este dia inteiro para explorar a superfície do Monte Roraima. Vamos conhecer o Vale dos Cristais: um lugar místico cheios de cristais na superfície. Na seqüência iremos ao famoso Ponto Triplo: a tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana Inglesa. Por último vamos almoçar e tomar um super banho no El Fosso. Este será um passeio com duração de 7 a 8h apreciando a vida selvagem e plantas únicas, bem como as espetaculares “esculturas” em pedra: resultado de milhões de anos de erosão. Aqui todas as expedições dependem do clima e do tempo.

Pernoite
Acampamento

Refeição
Café da manhã / Lanche de trilha / Jantar

Dificuldade
difícil

Dificuldade
difícil

Distância
16 KM

DIA 8 – TOPO / BASE / ACAMPAMENTO RIO TEK

Na parte da manhã teremos a chance de fazer as últimas fotos no topo do Roraima e, em seguida, desceremos a montanha ao acampamento Rio Tek. O primeiro trecho é a descida íngreme de 2 a 3h até o Acampamento Base, onde o almoço será servido. Depois seguiremos descendo até o Rio Kukenan: parada obrigatória para mais um delicioso banho. No total de quase 6 horas de caminhada  e finalmente chegaremos ao acampamento do Rio Tek, e lá passaremos a noite.  Podemos refrescar no pequeno salto com a vista para o Roraima e Kukenan. Nesse momento de retorno, olhar para o Roraima tem um novo “sabor”: o de já ter subido ao topo!

Pernoite
Acampamento

Refeição
Café da manhã / Lanche de trilha / Jantar

Duração
8 a 9 horas de caminhada

Dificuldade
Difícil

Distância
15 KM

DIA 9 – ACAMPAMENTO RIO TEK / PARAITEPUY / QUEBRADA PACHECO/ SANTA ELENA 

Última etapa do trekking. Após o café da manhã iniciaremos a caminhada rumo à aldeia de Paratepuy. Trecho de 12km com duração de 05 horas e chegada por volta do meio-dia. Almoço na comunidade indígena de São Francisco, após o almoço iremos para um delicioso banho de cachoeira pra relaxar depois de dias de caminhada, a Quebrada Pacheco é um maravilhoso ,e retorno para Santa Elena (100km), pernoite em pousada rústica, Santa Elena.

Pernoite
Pousada

Refeição
Café da manhã / Almoço / Jantar

Duração
5 horas de caminhada

Dificuldade
moderada

Distância
12 KM

Dia 10 – CACHOEIRAS OÁSIS/ KAMA MERÚ/ CORTINA YURUANI/ SANTA ELENA/BOA VISTA

Após o café da manhã, seguiremos de volta para Gran Sabana. A primeira parada é o incrível Oásis: uma pequena cachoeira de águas esverdeadas: cenário de filme! Na sequência vamos até Kama Merú: uma cachoeira com uma queda livre de 40 metros com acesso super fácil e visual impressionante. Após Kama Merú, seguiremos rumo a San Francisco para um almoço e e de lá partiremos para nosso último destino: a Cortina Yuruaní: uma queda d’água com um grande volume, mostrando o poder da natureza. Na sequência seguiremos de volta para o hotel em Santa Elena e de lá teremos um carro/van com retorno para Boa Vista, Brasil – Fim dos nossos serviços

DIA 11: DIA DE RETORNO

Recomendamo que a passagem aérea de retorno pra seu destino seja comprada neste dia, para descanso, confraternização e caso aja algum imprevisto ou atraso* relacionado a volta de Santa Elena para Boa Vista.

* Nunca tivemos problema com o retorno em nossas expedições, mas sabemos que pode acontecer, barreiras na estrada, problemas mecânicos nos carros, por isso a indicação de retorno no dia seguinte a expedição.

Pernoite
Não inclusa

Refeição
Café da manhã / Almoço

Duração
5 a 6 horas de caminhada

Dificuldade
Fácil

Distância
700m

VALORES E DATAS 2022 A CONFIRMAR!

FORMAS DE PAGAMENTO:

  • 3 parcelas (valor a confirmar) via transferência do valor total para confirmação da reserva e o valor restante no checkin.
  • Para pagamento via cartão de crédito acréscimo de 5%. Parcelamento em até 12x de acordo com as taxas de juros aplicadas pelo Pagseguro.

O restante deverá ser pago em dinheiro no check-in em Boa Vista ou através de depósito bancário até 5 dias antes do trekking.

INCLUSO NO PACOTE

Guia líder Chapada Trekking durante todo roteiro
Guia local
2 noites de hospedagem em pousada em Santa elena de Uairén ( quartos coletivos*)
Almoço e Jantar em Santa Elena ( dia 1)
Transporte privativo (ida e volta, Boa Vista / Santa Elena)
Transporte privativo (ida e volta, Santa Elena/ Paraytepuy)
Barracas p/ 2 pessoas – compartilhadas
Kit Primeiros Socorros
Localizador via satélite Spot Gen3
Alimentação completa (café da manhã, jantar e lanche de trilha)
Equipamento coletivo de camping (talheres, pratos, copos,fogareiros etc)
Barraca Banheiro
Carregadores de equipamento coletivo (alimentação, equipamentos de camping , cozinha e lixo)

NÃO INCLUSO NO PACOTE:

Passagens aéreas
Seguro Viagem (obrigatório)
Hoteis e refeições em Boa Vista
Gorjeta/ gratificações aos guias
Taxa de entrada do Parque Nacional do Monte Roraima
Carregadores de equipamento pessoal
Saco de Dormir
Isolante térmico
Evacuação médica
Qualquer custo antes/depois do início do roteiro

Criamos um check-list para auxiliar seu planejamento.
Os itens selecionados são sugestões de produtos e de equipamentos que normalmente utiliza-se nesse roteiro. Se achar que falta alguma coisa, por favor acrescente o que você achar necessário.
É muito importante evitar excesso de peso.

CHECK LIST:

EQUIPAMENTOS DE CAMPING 

  • Mochila cargueira 60 a 80 litros
  • Isolante Térmico
  • Saco de dormir
  • BarracaUTILIDADES
  • Bastões de caminhada
  • Sacos estanques ou plásticos
  • Cantil ou Garrafas Pet
  • Head Lamp + pilhas extras
  • Repelente para insetos
  • Protetor solar
  • Kit de higiene pessoal (c/ papel higiênico)
  • Sacos, p/ manter roupas secas e p/ as sujas (recomendo de 50 litros)
  • Câmera fotográfica, cartões de memória e pilhas
  • Canivete (opcional)
  • Óculos de sol (opcional)
  • Toalha de camping (opcional)VESTUÁRIOS:
  • Bota ou tênis de caminhada (previamente usadas)
  • 3 camisas tipo dry Fit de preferência UV50
  • Anorak
  • Fleece ou Jaqueta
  • Capa de chuva ou Pocho
  • 3 calças/ bermudas para trekking
  • 3 pares de Meias
  • Roupa extra para se trocar na volta da trilha
  • Gorro (Inverno)
  • Chinelo ou sandália

REFEIÇÕES: O que esperar?
A alimentação no Monte Roraima é fornecida pela agência local, Haverá todos os dias durante o TREKKING café da manhã, lanche de trilha e Jantar.

Podemos adequar a alimentação para vegetarianso, veganos e celíacos.

Nós regularmente podemos acomodar dietas veganas, vegetarianas, sem glúten e fazer ajustes para alergias alimentares.

É importante a sua participação no briefing que ocorrerá em Boa Vista no jantar um dia antes do início. (à confirmar local e horário)

Alterações:

Os roteiros podem sofrer alterações devido a condições climáticas e podem ser adaptados às necessidades de nossos clientes.

Segurança:

Mesmo com todas as precauções e cuidado durante o roteiro as atividades só serão realizadas mediante a assinatura do Termo de Conhecimento de Risco, dando consciência ao nosso cliente que ambas partes terão a responsabilidade compartilhada no quesito segurança.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:

• Carteira de Identidade original emitida pela Secretaria de Segurança Pública, em bom estado, com data de expedição inferior à 10 anos ou passaporte válido para brasileiros;

  • Estrangeiros: Passaporte com validade mínima de 6 meses e devidos vistos, caso necessário.
  • Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela. Atenção:Não serão aceitos em hipótese alguma: documentos vencidos, fotocópias, carteira de motorista, documentos classistas (OAB, CRM, CREA, etc.). Qualquer tipo de problemas de documentação que acarrete a não possibilidade de embarque será de inteira responsabilidade do passageiro e também implicará na perda total da viagem de acordo às condições contidas no contrato geral de viagens internacionais.

A desistência voluntária por parte do cliente antes da viagem deverá ser formalizada por escrito e enviada para a Chapada Trekking – Montanhismo através do email chapadatrekking@hotmail.com seguindo a política de devolução descrita abaixo:

*Condições de Cancelamento: Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a CHAPADA TREKKING – MONTANHISMO fará a devolução conforme as condições abaixo:

Até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total da reserva
Entre 29 e 21 dias do início da viagem: 70% do valor total da reserva
Entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total da reserva
A menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

Taxa de participação e reserva: Uma vez confirmada à reserva, é cobrado 10% do valor referente a este roteiro em caráter de multa caso haja cancelamento

No-Show: O não comparecimento na data, hora e local de apresentação determinados para o embarque será considerado no-show, implicando na perda total do valor pago. O passageiro que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem o direito a reembolso.

*COMUNICADO COVID -19

Nós da Chapada Trekking prezando pela saúde e segurança individual e coletiva e seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) comunicamos que o retorno das atividades irá ocorre apenas em 2021, com o final da Pandemia ou seguindo a risca os protocolos de segurança sanitária em nossos roteiros, lembrando que muitos locais onde trabalhamos ainda não teve o retorno da atividade turística, DEVIDO AO COVID-19.
Para os clientes que estão ou irão fechar roteiros para 2021, caso não seja possível fazer o roteiro na data prevista, o VALOR PAGO PERMANECERÁ para remarcação do mesmo serviço ou de outro operado pela agência conforme Determinação da MEDIDA PROVISÓRIA N948, DE 8 DE ABRIL DE 2020, NÃO SENDO POSSÍVEL CUMPRIR A POLÍTICA DE CANCELAMENTO ACIMA.