Amazônia – Floresta Nacional do Tapajós

Criamos um roteiro para conhecermos um pouco da maior floresta do mundo, o pulmão do Planeta, afinal quem nunca sonhou com a Amazônia? Nessa expedição a Chapada Trekking te leva para conhecer a região de Santarém, no Pará, a FLONA (Floresta Nacional do Tapajós), e a charmosa cidade de Alter do Chão. Teremos passeios de barco pelo rio Tapajós e alguns igapós e Igarapés, avistamento de fauna e flora, focagem de jacarés, pescaria, caminhadas na mata, e uma noite acampados na Floresta. Uma experiência única!

Detalhes do Roteiro:

Data: 03 a 07 de Novembro de 2021
Origem:
Santarém, Pará
Unidade de conservação: FLONA Tapajós (Floresta Nacional do Tapajós)
Duração: 5 dias/ 4 noites
Dificuldade: Fácil
Intensidade física: Leve
Destaque: Alter do Chão, Rio Tapajós, Floresta Nacional do Tapajós, Comunidade de Jamaraqua, Focagem de Jacaré, Noite na Floresta Amazônica

Dia 1 – SANTARÉM/ ALTER DO CHÃO/ ILHA DO AMOR/ PONTA DO CURURU

Início e ponto de encontro: Aeroporto Internacional de Santarém às 8:30am. Teremos um pequeno briefing ainda no aeroporto de Santarém e então sairemos em transporte privado para a cidade Alter do Chão, aproximadamente 50 minutos (37Km de estrada pavimentada). Faremos o check-in na pousada em Alter do Chão e logo saíremos para um passeio na Ilha do Amor: uma encantadora ilha as margens do Rio Tapajós. Voltaremos para Alter do Chão para almoço (não Incluso), na margem do Rio. Tarde de descanso. Final da tarde iremos até a Ponta do Cururu para ver o Por do Sol: um verdadeiro espetáculo! Volta para Alter do Chão, noite livre.

 

Pernoite: Pousada (quartos duplos ou triplos) em Alter do Chão

Obs: Caso deseje quarto individual, informar no ato da reserva (sujeito a disponibilidade e diferença tarifária)

Dia 02: ALTER DO CHÃO/ PASSEIO DE BARCO NO RIO TAPAJÓS/ FLONA ( FOCAGEM DE JACARÉS)

Sairemos após o café da manhã para um maravilhoso passeio de barco pelo Rio Tapajós até a FLONA (Floresta Nacional do Tapajós), passando por diversas praias de rio no caminho. Almoço em na Flona na casa de Dona Socorro e seu Bata, nossos anfitriões. À tarde, caminhada pela comunidade de Jamaraqua e caminhada leve pelas praias da comunidade onde o por do sol é uma experiência à parte! Jantar às 19:00, e dormida em redes. No início da madrugada (por volta da meia noite) saída para Igapó Jamaraqua para focagem de jacaré com seu Bata, retorno às 2:30 da madrugada. Pernoite: Em redário na casa dos nativos Refeições incluídas: Café da manhã, Almoço e Jantar

Dia 03: TRILHA DA SAMAÚMA/ PIRACAIA (Pesca tradicional)

Após o café da manhã oferecido pela família anfitriã iremos caminhar em torno de 2 horas pela floresta na reserva da FLONA. Essa caminhada é maravilhosa, com possibilidade de avistamento de macacos, passáros, veados, pacas e muito mais. Seu Bata, nosso guia, irá nos mostrar pelo caminho os diversos tipos de árvores amazônicas e seus usos tradicionais até chegarmos à grande estrela do nosso dia: a Samaúma. Ela é uma das maiores árvores da Amazônia, chegando a medir 45 metros de altura. Esse passeio dura entre 4 e 5h de caminhada (ida e volta). Voltaremos para o redário para almoço. Tarde livre. Ao fim de tarde vamos para a Piracaia: pescaria tradicional das margens do Rio Tapajós. Quem tiver sorte já vai trazer o jantar! No início da noite voltaremos para o redário.

 

Pernoite: Em redes (Redário flona Tapajós)
Refeições incluídas: Café da manhã, Almoço e Jantar

Dia 04: IGAPÓ JAMARAQUA/ NOITE NA FLORESTA AMAZÔNICA

A manhã nesse dia será livre, com passeios leves nas praias próximas ao redário. Esse tempo é importante para recuperarmos a caminhada do dia anterior e para termos tempo de conhecer de perto o modo de vida dos ribeirinhos. Viver a comunidade amazônica é um atrativo à parte do nosso roteiro. Após o almoço sairemos de canoa pelo Igapó Jamaraqua e faremos um passeio muito interessante por águas cristalinas com possibilidade de avistamento de lontras, peixes-boi e macacos. Após 1h de passeio iremos sair das canoas e caminhar pela floresta onde iremos passar a noite. Essa é uma experiência muito especial pois dormiremos em redes amarradas nas árvores no meio da floresta sentindo a sua forte energia noturna. Teremos comida caseira, peixe assado na brasa e muitas histórias contadas pelo Seu Bata.

 

Pernoite: Em redes – Acampamento selvagem.
Refeições incluídas: Café da manhã, almoço e Jantar

Dia 05: FLONA/ ALTER DO CHÃO/ SANTARÉM

Sairemos bem cedo da floresta de volta a Jamaraqua. Seguiremos parte por trilha, parte por barco até chegarmos de volta ao redário da FLONA. Após o almoço nos despedimos dessa imersão e pegaremos nosso barco de volta para Alter do Chão por aproximadamente 3 horas de navegação. De Alter do Chão, iremos de transporte particular de volta para o Aeroporto de Santarém.
(FIM DOS NOSSOS SERVIÇOS)

Pernoite: Não Inclusa.
Refeições incluídas: Café da manhã e almoço.

INVESTIMENTO:

R$1.590,00 por pessoa ( Para pagamento em dinheiro/ tranferência ou boleto)

Formas de pagamento:

– Via transferência/depósito bancário
Para confirmar sua reserva solicitamos 30% do valor total do roteiro (R$477,00). O restante deverá ser pago em dinheiro no brieffing em Santarém, ou via transferência bancária em até 2 dias úteis antes do inicio do passeio.
– Cartões de crédito: Acréscimo de 5% no valor.

Pagamentos via cartão de crédito podem ser parcelados em até 12x de acordo com as taxas de juros aplicadas pelo PagSeguro.

Após o pagamento é imprescindível o envio do comprovante, nomes completos e CPFs dos participantes.
*O roteiro ocorrerá com a participação de no mínimo 5 pessoas.

Incluso no roteiro:

 Guia Tour líder Chapada Trekking durante todo o roteiro
 Guia local nos passeios da FLONA.
 Seguro Viagem
 5 cafés da manhã/ 4 almoços / 4 jantares
 Hospedagem 1 noite em Pousada Alter do Chão (quartos compartilhados)
 3 noites no Redário da FLONA
 Kit primeiro socorros
 Transporte Privado de Santarém x Alter do Chão (ida e volta)
 Barco privativo de Alter do Chão para Flona Tapajós (ida e volta)

Não incluso no roteiro:

 Almoço e jantar em Alter do Chão (primeiro dia)
 Jantar da última noite
 Equipamento pessoal
 Evacuação médica
 Hotéis e refeições após o termino do trekking

Criamos um check-list para auxiliar seu planejamento.

Os itens selecionados são sugestões de produtos e de equipamentos que normalmente utiliza-se nesse roteiro. Se achar que falta alguma coisa, por favor acrescente o que você achar necessário.

* É muito importante evitar excesso de peso.

CHECK LIST

EQUIPAMENTOS:

• Mochila cargueira 45 a 60 litros com capa de chuva
• Mochila de ataque 20 a 25 litros

SISTEMA DE DORMIR:

• Rede
• Lençol

CALÇADOS:

• 1 par de tênis (para o trekking de 1 noite)
• 1 par de sandálias ou papete

VESTUÁRIO:

• 2 a 3 calças-bermuda
• 3 camisas manga longa (de preferência UV50)
• 5 cuecas ou calcinhas
• Jaqueta fina ( não faz frio a noite, mas venta)
• 3 pares de Meias
• Jaqueta impermeável com capuz ou Anorak
• Roupa extra para se trocar na volta da trilha

HIDRATAÇÃO:

• Cantil ou Camelbak 2l

HIGIÊNE:

• Kit de higiene pessoal (c/ papel higiênico)
• Toalha ultra-absorvente

ACESSÓRIOS:

• 1 Saco estanque p/ roupas ( Serve saco plástico)
• 1 saco estanque p/ eletrônicos ( Serve saco plástico)
• Sacos, p/ manter roupas secas e p/ as sujas
• Câmera fotográfica, cartões de memória e baterias
• Celular/ cabo
• Power Bank

SEGURANÇA:

• Remédios de uso pessoal

ILUMINAÇÃO:

• Head Lamp + pilhas extras

PROTEÇÃO:

• Repelente para insetos
• Protetor solar FPS 50+
• Óculos de sol

Condições de Cancelamento: Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a CHAPADA TREKKING – MONTANHISMO fará a devolução conforme as condições abaixo:

Até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total da reserva
Entre 29 e 21 dias do início da viagem: 70% do valor total da reserva
Entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total da reserva
A menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

Taxa de participação e reserva: Uma vez confirmada à reserva, é cobrado 10% do valor referente a este roteiro em caráter de multa caso haja cancelamento

No-Show: O não comparecimento na data, hora e local de apresentação determinados para o embarque será considerado no-show, implicando na perda total do valor pago. O passageiro que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem o direito a reembolso.

*COMUNICADO COVID -19

Nós da Chapada Trekking prezando pela saúde e segurança individual e coletiva e seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) comunicamos que o retorno das atividades irá ocorre apenas em 2021, com o final da Pandemia ou seguindo a risca os protocolos de segurança sanitária em nossos roteiros, lembrando que muitos locais onde trabalhamos ainda não teve o retorno da atividade turística, DEVIDO AO COVID-19.
Para os clientes que estão ou irão fechar roteiros para 2021, caso não seja possível fazer o roteiro na data prevista, o VALOR PAGO PERMANECERÁ para remarcação do mesmo serviço ou de outro operado pela agência conforme Determinação da MEDIDA PROVISÓRIA N948, DE 8 DE ABRIL DE 2020, NÃO SENDO POSSÍVEL CUMPRIR A POLÍTICA DE CANCELAMENTO ACIMA.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

Perfil:
Esse roteiro é considerado fácil, não categorizado como trekking.
As instalações são simples e é imprescindível bom humor e flexibilidade dos participantes.

Pernoites:
As pernoites são em redes, cada participante levará sua própria rede e lençol.

Alimentação:
A alimentação é fornecida pelos moradores ribeirinhos da comunidade de Jamaraqua. Eles nos servem a pensão completa – café da manhã, almoço e jantar.
Sugerimos que cada um leve lanches rápidos e não perecíveis para os intervalos entre as refeições.

Alterações: Os roteiros podem sofrer alterações devido a condições climáticas e podem ser adaptados às necessidades de nossos clientes.

Vacinas: É recomendada a vacina contra a febre amarela.

Segurança:

Mesmo com todas as precauções e cuidado durante o roteiro as atividades só serão realizadas mediante a assinatura do Termo de Conhecimento de Risco, dando consciência ao nosso cliente que ambas partes terão a responsabilidade compartilhada no quesito segurança.

REFEIÇÕES: O que esperar?
Toda alimentação inclusa ( ver na aba: valor da experiência) será fornecida pelos moradores locais.

Nós regularmente podemos acomodar dietas veganas, vegetarianas, sem glúten e fazer ajustes para alergias alimentares.