Travessia Sul do Parque Nacional

Esta trilha passa por uma das áreas mais inóspitas do Parque Nacional: a Serra do Mochobongo, onde não há trilha. O guia segue por campos gerais se orientando para norte em direção a cidade histórica de Mucugê.
A trilha passa também pela nascente do Rio Mucugê, onde existem várias construções antigas da época do garimpo. Um caminho que desvenda um lado desconhecido da Chapada Diamantina!

Origem e Destino
Ibicoara / Mucugê

Duração
3 Dias / 2 noite

Distância
34 km

Dificuldade
Moderado

Dia 1 – Mucugê, Campo Alegre, Cachoeira da Fumacinha por cima, Toca do Vaqueiro. 

Sairemos pela manhã de Mucugê e seguiremos rumo ao sul para o povoado de Campo Alegre em Cascavel. O primeiro dia a trilha é bem leve e contemplativa, sempre caminhando por campos gerais e caminhos quase planos. São cerca de 2 horas de caminhada até o Rio Riachão onde chegaremos à impressionante vista do cânion da Fumacinha. Após uma longa parada para banho e lanche, seguiremos rumo ao norte para a toca do Vaqueiro, local de acampamento.

Pernoite
Acampamento

Refeição
Lanche de trilha / Jantar

Duração
4 horas de caminhada

Dia 2 – Toca do Vaqueiro, Gerais do Mochobongo, Rio Mucugê (toca do Maluquete).

Um dia sem trilhas! Após o café da manhã, sairemos da toca do Vaqueiro atravessando o Rio Riachão e seguindo sem trilhas pelo gerais do Mochobongo em direção ao norte. Este trecho é totalmente inóspito, sem caminhos, sem interferências humanas, com possibilidade de avistar animais selvagens, muito comuns na área. Após 5 horas de travessia chegaremos a nascente do Rio Mucugê onde começa um trecho mais fechado pela vegetação. Desceremos até as margens do rio Mucugê onde passaremos nossa 2º noite na toca do Maluquete, na beira do rio!

Pernoite
Acampamento

Refeição
Café da manhã / Lanche de trilha / Jantar

Duração
6 a 7 horas de caminhada

Dia 3 – Rio Mucugê, Cachoeira da Matinha, Mucugê.

Logo cedo, após o café da manhã, seguiremos caminhando pelo leito do Rio Mucugê,  até chegar a maravilhosa cachoeira da Matinha. Depois de um maravilhoso banho e lanche, seguiremos descendo o rio, cruzando sempre de uma margem pra outra até sair numa antiga trilha onde seguiremos cerca de 2:30h até a cidade histórica de Mucugê, o ponto final de nosso trekking.
(Fim dos nossos serviços)

Refeição
Café da manhã / Lanche de trilha

Duração
6 a 7 horas de caminhada

Criamos um check-list para auxiliar seu planejamento.
Os itens selecionados são sugestões de produtos e de equipamentos que normalmente utiliza-se nesse roteiro. Se achar que falta alguma coisa, por favor acrescente o que você achar necessário.
É muito importante evitar excesso de peso.

Equipamentos – Check List

  • Bota ou tênis de caminhada (previamente usadas)
  • Mochila cargueira
  • Duas roupas leves para caminhada
  • Roupa de frio
  • Meias
  • Capa de Chuva ou Anorak
  • Isolante Térmico
  • Saco de dormir
  • Barraca
  • Cantil ou Garrafas Pet
  • Head Lamp + pilhas extras
  • Canivete
  • Repelente para insetos
  • Protetor solar
  • Kit de higiene pessoal (c/ papel higiênico)
  • Sacos, p/ manter roupas secas e p/ as sujas (recomendo de 50 litros)
  • Câmera fotográfica, cartões de memória e pilhas
  • Bastões de caminhada (opcional)
  • Óculos de sol (opcional)
  • Toalha de camping (opcional)
  • Roupa extra para se trocar na volta da trilha
  • Gorro (Inverno)
  • Chinelo

Incluso no roteiro:

  • Guia especializado
  • Alimentação completa durante todo trekking ( Lanche, Café da Manhã e Jantar)
  • Kit Primeiro socorros
  • Equipamentos de cozinha ( Fogareiros, talheres, pratos, copos e  panelas)
  • Transfer de Lençóis para o início da trilha
  • Transfer do fim da trilha para Lençóis

Não incluso no roteiro:

  • Pessoal / guia gratificações
  • Equipamento pessoal
  • Barraca/ Saco de dormir/ Isolante
  • Evacuação médica
  • Seguro de viagem
  • Carregadores
  • Hotéis e refeições, após o termino do trekking

REFEIÇÕES: O que esperar?
Toda a nossas caminhadas e trekking incluem uma diversidade de pratos saborosos cheio de carboidratos, proteínas e gorduras.
Levamos alimentos que viajam bem no calor – arroz, massas, lentilha, feijão, cuscuz, carnes secas embaladas, carnes congeladas(primeira pernoite),pães, aveia, granola especiarias, ervas, óleos, queijos, manteiga, salames, açúcar, frutas e vegetais (frescas e secas).
Além disso, nós fornecemos-lhe com uma variedade de refeições. durantes os dias de caminhada.
Dividimos nossa alimentação em 3 partes, Lanches de trilha, Jantar e café da manhã.

O que servimos nos Lanches?
Pães, saladas(alface, rúcula, cenoura e beterraba ralada, pepino), queijos, salames, manteiga, requeijão cremoso, biscoitos, azeitonas, amendoins, bananas passas, sucos
e etc…

O que servimos no Jantar?
Frango com legumes, Strogonoffe, Carnes Assadas, Lasanhas, Arroz temperado, Macarronadas(diversos molhos), Picanha suína, farofas, Feijão fradinho, Abobora com quiabo e etc…
Sobremesas como Mousse de Maracujá, Brigadeiros, Goiabada com creme de Leite e chocolates diversos.

O que servimos no Café da manhã?
Café, frutas frescas( Maça, banana, Abacaxi, Goiaba, Tangerina, Morango e etc), pães, queijo, Nutella, ovos, cuscus, beiju(Tapioca), geleias diversas, leite, achocolatados, chás(diversos) e etc.

Nós regularmente podemos acomodar dietas veganas, vegetarianas, sem glúten e fazer ajustes para alergias alimentares.