Campo Base do Everest – 17 dias

O Acampamento Base do Everest é uma das trilhas mais lindas e famosas do mundo. Tudo começa em Kathmandu, capital do Nepal, um país incrível com uma cultura e culinária completamente peculiares. Conhecido como EBC (Everst Base Camp), este trekking leva você através de belos vales, pela terra dos lendários “sherpas”: povo que habita o vale nas proximidades do Everest, na região onde hoje se encontra o Parque Nacional Sagarmatha. A viagem para o acampamento base do Everest não é só famosa por sua proximidade com o pico mais alto do mundo, mas também pela simpatia do povo Sherpa, pelos mosteiros budistas, as pitorescas aldeias sherpas e uma grande variedade de culturas e tradições. Desde a primeira subida ao Everest, a região do Khumbu tem recebido atenção internacional. Seguiremos os passos de Tenzing Norgay e Sir Edmund Hillary (Conquistadores do Everest) e a rota clássica até Namche Bazaar, Khumjung, Pangboche e Lobuche até o EBC. De Tengboche a Pangboche (3.985m), a estrada sobe através de prados onde pastam os iaques. Após a visita ao EBC, teremos a oportunidade de, no dia seguinte, escalar o Kalapathar: um pico com 5.550 metros com vista panorâmica do Himalaia e vista frontal do Everest. Admirar o pico mais alto do planeta é um espetáculo em si. O trekking ao acampamento base do Everest terminará em Lukla.

Data
09 a 25/04/2022

Origem
Katmandu, Nepal

Duração
17 Dias / 16 Noites

Distância
Aprox. 120Km

Dificuldade
Difícil

Intensidade física:
Moderada

Altitude Máxima:
5.545

09 a 25 de abril de 2022

09/04 – DIA 1: CHEGADA EM KATHMANDU

Chegada a Kathmandu e traslado ao hotel. A capital do Nepal é uma explosão cultural. No meio do caos do trânsito, há um discrepância tão grande em relação ao Brasil, que nos encanta as pessoas, as vestimentas, os templos e sobretudo a antiga cidade de Bhaktapur. Devemos aproveitar este dia para passear pelo bairro de Thamel, onde encontramos todos os tipos de restaurantes e lojas. É um mundo à parte dentro da cidade, onde você pode comprar o que você precisar de equipamentos e roupas para o trekking a um preço excelente.

Incluso: Traslado aeroporto Hotel
Pernoite: Hotel

 

10/04 – DIA 02: KATMANDU – LUKLA (2800mts) – PHAKDING (2430mts)

De manhã, traslado ao aeroporto e vôo de avião por cerca de 40 minutos para Lukla (2.840 m.). Teremos chá ou café no albergue em Lukla. Durante o voo, vamos desfrutar das vistas deslumbrantes do Himalaia. Ao chegar em Lukla, encontraremos nossa equipe de sherpas (carregadores) e começaremos a caminhada até Phakding.

Distância:10.37 Km
Tempo de caminhada: 4 a 5 horas
Altimetria: 350m Altitude
Máxima: 2.850m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

 

11/04 – DIA 03: PHAKDING – NAMCHE BAZAR (3.450 m)

Após o café da manhã, começamos a caminhada para baixo, ao longo do rio Dhud Khosi. Passaremos pela entrada para o Parque Nacional Sagarmatha onde teremos os procedimentos e registros necessários. Atravessaremos a ponte suspensa e seguiremos para a aldeia de Jorsale, de onde uma subida contínua nos levará ao Namche Bazar, a capital Sherpa. Ficaremos duas noites para melhor aclimatação. Alojamento em albergue.

Distância: 9.6 KM
Tempo de caminhada: 6 horas
Altimetria:1.371m
Altitude Máxima: 3.450m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge


12/04 – DIA 4: DIA DE ACLIMATAÇÃO (NAMCHE BAZAR)3.450m

Pela manhã visitaremos o museu Sherpa. Depois do almoço nós caminhamos para o Hotel Everest View para aclimatar, desfrutar de vistas de Everest, Ama Dablam, Thansherku, Kusumkangaru, o show é sublime. A tarde livre, passeio por Namche, mosteiro Budista ou visita aos mercados tibetanos.

Distância:6.3km
Tempo de caminhada: 4h30m
Altimetria: 532m
Altitude Máxima:3.848m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge


13/04 – DIA 5: NAMCHE BAZAR – TENGBOCHE (3.890 m)

Saímos cedo pelas ruas íngremes de Namche. A trilha é espetacular, corre ao longo da encosta, com o rio abaixo, e olhando para Everest, Lhotse, Nuptse, Ama Dablam e Taboche. No caminho, cruzamos as longas caravanas de iaques, descemos através das florestas de arvores frondosas até o rio. Continuamos a subir, o esforço é mais do que compensador quando chegamos a Tengboche, onde visitamos o mosteiro budista. O lugar é mágico, bonito, convida a paz e a meditação com vista para Thanserku (6608 m) e pico Kangtega (6,685 m).

Distância:9.3 Km
Tempo de caminhada: 6h
Altimetria: 820m
Altitude Máxima: 4.450m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge


14/04 – DIA 06: TENGBOCHE – DINGBOCHE(4.450 m)

Nós desceremos um caminho entre pinheiros e árvores frondosas, ponte suspensa transversal, à direita, rio desce a partir de uma imagem incomparável. Chegamos à aldeia de Somare. O dia é uma subida e descida pelos vales, a paisagem se torna lunar, os degelos deixaram sua marca nas montanhas brancas. Encaixada no final de um vale, a aldeia de Dingboche, onde na entrada, recebemos uma stupa budista.

O panorama é espetacular (Pumori, Nuptse, IslandPeak).

Distância:4.7 Km
Tempo de caminhada: 3 a 4 horas
Altimetria: 670m
Altitude Máxima:4.450m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

15/04 – DIA 07: DIA DE ACLIMATAÇÃO OU DESCANSO EM DINGBOCHE

Após o café da manhã, subiremos ao Nagarjun Peak (5.150 m). Desfrutaremos de enormes montanhas com névoa formadas em seus cumes e, finalmente, uma bela turquesa geleira verde. No topo, bandeiras de oração e belas vistas nos aguardam. Na parte da tarde vamos descansar e apreciar a paisagem que nos dá o ambiente de Dingboche, lugar mágico para meditar, ler, escrever e conhecer a vida do povo sherpa.

Distância: 4.75 KM
Tempo de caminhada: 4 a 5 horas
Altimetria: 665m
Altitude Máxima:5.150m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

16/04 – DIA 08: DINGBOCHE – LOBUCHE (4.930 m)

Do vale, em direção ascendente, estaremos em uma zona montanhosa. Apreciaremos a paisagem enquanto bebemos um chá. Atravessamos o rio e chegamos a Thukla, subimos a uma planície onde poderemos apreciar as maravilhas que o Himalaia oferece, diante de nós, os Pumori e o Nuptse. Fazendo fronteira com um riacho chegamos a Lobuche, pitoresca aldeia. Alojamento em albergue.

Distância: 7,9 KM
Tempo de caminhada: 3 a 4 horas
Altimetria: 670m
Altitude Máxima:4.930m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

17/04 – DIA 09: LOBUCHE – CAMPO BASE DO EVEREST (5.364 m) – GORAKSHEP (5.180 m)

Muito cedo começamos a caminhada até o Everest: o grande objetivo! Subimos pelo vale de Khumbu até Gorakshep, continuamos em direção ao Acampamento Base. Estaremos caminhando a 5.000 metros, iremos devagar e aproveitaremos o caminho entre duas geleiras. Quando chegarmos, viveremos grandes emoções, estaremos em um lugar mítico, encontraremos alpinistas de diferentes lugares do planeta, e de lá os alpinistas tentam conquistar o teto do mundo. Nós caminharemos em frente à cachoeira mítica do Khumbu, descansaremos enquanto somos esmagados pelo som produzido pelos deslizamentos de terra do gelo. Chegamos ao final da última estrada do mundo. Nós voltamos para Gorakshep.

Distância: 10.9 KM
Tempo de caminhada: 8h
Altimetria: 651m
Altitude Máxima: 5.364m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

18/04 – DIA 10: GORAKSHEP – KALA PATTAR (5.545 m) – PERICHE (4.410 m)

Muito cedo vamos para o cume do Kala Pattar.

A caminhada será feita muito lentamente, a marcha até o topo é o ponto mais alto da rota. A estrada termina em uma cúpula coroado com bandeiras de oração. Estamos no ponto mais próximo onde se pode contemplar o Monte Everest (8.848 m). O palco de 360 graus é espetacular, sublime. Começamos o caminho para Periche. O dia é intenso! A estrada se torna agradável à beira de um riacho, as casas dos pastores e as cores do pôr-do-sol complementam a paisagem.

Distância: 17,6 KM
Tempo de caminhada: 9h
Altimetria: 920m
Altitude Máxima: 5.545m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

 

19/04 – DIA 11: PERICHE – TENGBOCHE (3.890m)

Com as imagens do dia anterior ainda na mente, este dia teremos uma descida tranquila até Tengboche e depois de um merecido descanso, passaremos por Kenjoma, Somare e Pangboche. Vamos aproveitar a vida cotidiana dos sherpas.
Nós chegamos a Hospedagem de Tengboche em albergue.

Distância:9.8 KM
Tempo de caminhada: 4h
Altimetria:340m
Altitude Máxima: 4.371m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge


20/04 – DIA 12: TENGBOCHE – MONJU (2.835m)

Começamos uma simples caminhada, descendo vertiginosamente a trilha que atravessa Ghat e Thadokosi, a união de dois grandes rios. A ponte suspensa nos permitirá desfrutar de um momento maravilhoso. Passamos por Jorsale até Monjo. Essas paisagens ficarão em nossa memória, são inesquecíveis.

Distância:12 Km
Tempo de caminhada: 6h
Altimetria: 580m
Altitude Máxima: 3.450m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

 

21/04 – DIA 13: MONJU – LUKLA (2.800m)

Subiremos para Lukla. É dia de recordar as experiências vividas na caminhada. Observar o semblante das pessoas que cruzamos na trilha e estão iniciando a jornada é como um filme de memórias das experiências dos últimos dias.

Distância:13.4 KM
Tempo de caminhada: 6 horas
Altimetria:660m
Altitude Máxima:4.350m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

22/04 – DIA 14 – LUKLA – KATHMANDU

Nos despedimos do vale do Khumbu. Voaremos cedo para Katmandu.
Chegada em Kathmandu, traslado ao hotel.

Recomendamos aproveitar o dia para passear e comprar lembranças em Thamel. Podemos visitar Bodhnat no enorme e famoso Stupa budista que é um dos lugares mais reverenciados pelos budistas tibetanos que vivem no Nepal. (Passeios não inclusos)

Incluso: Café da manhã, Vôo Lukla – Kathmandu, traslado aeroporto
– Hotel e acomodação em Hotel

 

23/04 – DIA 15: Dia de descanso ou passeios em Katmandu

*Esse dia servirá como reserva caso não seja possível voar no dia anterior.

Podemos visitar também Pashupatinath, que é o principal templo hindu do Nepal, às margens do rio Bagmati, das cremações sagradas do rio e onde banhos e rituais são realizados. (Passeios não inclusos)

Incluso: Café da Manhã e acomodação em Hotel

24/04 – DIA 16 – CITY TOUR EM KATHMANDU

Esse dia servirá como reserva caso não seja possível voar no dia anterior.
Visitas a cidade de Kathmandu, tanto Pasupatinath, Boudhanatha, Sayumbunath.( Passeios não incluso)

Incluso: Café da Manhã e acomodação em Hotel

25/04 – DIA 17 – RETORNO PARA O BRASIL

Dia de retorno, levaremos você até o aeroporto no horário apropriado para pegar seu vôo

( FIM DOS NOSSOS SERVIÇOS)

Incluso: Café da Manhã
Não incluso: Transfer aeroporto

 

 

INVESTIMENTO:

U$2.900 por pessoa

FORMAS DE PAGAMENTO:

10 parcelas de U$100, desde que a última parcela seja paga até o início da viagem + U$1.900 dólares em dinheiro, no check- in em Katmandu.

Transferência, depósito bancário ou PIX.

*O pagamento deve ser feito em reias(R$), de acordo com a cotação do dólar turismo no dia do pagamento.

INCLUSO NO ROTEIRO:

  • Guia brasileiro
  • Guia local credenciado
  • 1 Sherpa (Carregador para cada 2 pessoas)
  • Recepção no aeroporto e traslado ao hotel em veículos particulares
  • Hotel em Katmandu ( Acomodação 3 estrela)
  • Café da manhã todos os dias
  • Voo Kathmandu – Lukla (ida e volta) seguro
  • Refeições completas (café da manhã, almoço e jantar) durante a caminhada
  • Licença de Trekking (TIMS)
  • Autorização de acesso ao Parque Nacional Sagarmatha
  • Taxas governamentais e outros royalties
  • Alojamento em albergues e hospedaria durante o trekking

O QUE NÃO ESTÁ INCLUSO NO ROTEIRO:

  • Vôo internacional
  • Refeições em Katmandu
  • Transporte para lojas e restaurantes em Katmandu
  • Saco de dormir (Temos para alugar)
  • Seguro Viagem Internacional (Obrigatório)
  • City tour ou Ingressos a monumentos ou templos em Katmandu
  • Visto de Entrada para o Nepal ( feito no Aeroporto, U$50)
  • Gorjetas para guias e Sherpas
  • Outros ítens não mencionados na aba O QUE ESTÁ INCLUSO

Bom humor é fundamental!

Você caminhará apenas com uma mochila de ataque, levando água, anorak, camera ou celular e lanche.
O restante da sua bagagem será transportado em sua mochila cargueira e se possível dentro de um Duffel Bag ( mas seguro e impermeável)
por carregadores Sherpas.

EQUIPAMENTOS:

1 par de Botas

É necessário utilizar uma bota previamente usada e impermeável.

1 Mochila de ataque (30 a 35 litros)

Durante a caminhada você levará apenas água, anorak ou corta vento e acessórios para frio.

1 Mochila cargueira (50 a 60 litros)

Essa mochila vai com o Sherpa

1 Duffel bag

O Duffelbag é uma mala impermeável , deve levar uma do tamanho igual ou superior de sua mochila cargueira.

1 Saco de dormir para frio extremo (- 15º negativos)

O saco pode ser alugado por U$1,00 por dia

Cantil, Squezze ou Garrafa de água

Saco estanque p/ roupa

Importante ter sacos estanques de variados tamanhos para diferentes coisas, roupas, eletrônicos e etc

Saco estanque peq. p/ câmera ou celular

Protetor solar

Na altitude a radiação solar é maior que na baixa altitude, então leve um pote grande.

Sacos plásticos para roupas sujas (recomendamos de 50 litros)

Câmera fotográfica, cartões de memória e baterias

Bastões de caminhada

Auxiliam muito nas descidas de pedras soltas, no equilíbrio e reduzem o impacto nos joelhos.

Óculos de sol

Não há como ter certeza, mas pode nevar durante o percurso e com certeza haverá muitas montanhas e picos nevados, os óculos escuro são importantes pra proteger nossa retina ocular do reflexo da luz solar no branco da neve

Pastilhas purificadora de água (CLORIN)

Há algumas fontes no caminho, mas o excesso de pessoas e animais de carga na trilha deixa a qualidade da água um pouco duvidosa. Você pode comprar água em todos os pontos de paradas e durante o caminho, custa entre 1 a 5 dólares uma garrafa de 1,5l.

Lanterna ( Melhor Head Lamp) + pilhas extras

HIGIÊNE:

Lenço umedecido (IMPORTANTE)

Não há opção de banho na maioria dos locais, quando tem, chegam  a custar até U$10

Papel Higiênico

Precisa levar. Não tem nos banheiros dos lodges

Pasta e escova de dente

Toalha de camping

VESTUÁRIO:

Anorak  (impermeável)

Indispensável na montanha para barrar o vento, a chuva ou para neve. É muito importante.

3 calças para caminhar ( preferência calças bermudas)

2 calças para dormir ( tipo fleece/ segunda pele)

Em Gorak Shep pode chegar abaixo de  – 15º negativos a noite, é indispensável seguir o padrão de 3 camadas de roupa para o frio.

3 camisas ( preferência dryfit com proteção UV)  

5 mudas de roupa íntima ( cuecas ou calcinhas)

1 fleece ou jaqueta (roupa manga longa p/ frio)

1 casaco tipo pluma ( para frio extremo)

3 a 5 Pares de meias

Chapéu ou boné (Melhor com proteção pra nuca e orelhas)

Gorro

Luva com proteção -7 graus negativos

Indicamos 2 luvas, uma fina para caminhada no sol e uma grossa para manhã e noite, onde as temperaturas baixam bastante

Sandálias ou Papet

Sinceramente, não usei nenhum dia, mas se você tiver uma sandália fechada  tipo croc com meias seria a melhor opção

 

 

  • Para que o roteiro aconteça, é necessária a formação de um grupo mínimo de 8 pessoas. Em caso de não formação do grupo, ocorrerá a devolução de 100% do valor pago para a reserva.
  • A desistência voluntária por parte do cliente antes da viagem deverá ser formalizada por escrito e enviada para a Chapada Trekking – Montanhismo através do email chapadatrekking@hotmail.com seguindo a política de devolução descrita abaixo:
  1. Caso a desistência seja formalizada em até 46 dias antes do início do serviço implicará o pagamento de taxa de 20% do valor pago.
  2. De 45 a 29 dias – será cobrada uma taxa de 30% do valor pago.
  3. Em 30 dias ou menos do início – Neste caso, tendo em vista que a Chapada Trekking necessita remunerar hotéis, ingressos e prestadores de serviços, o valor pago não será reembolsável.

O não comparecimento na data, hora e local de apresentação determinados para o embarque será considerado no-show, implicando na perda total do valor pago. O passageiro que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem o direito a reembolso.

*COMUNICADO COVID -19

Nós da Chapada Trekking prezando pela saúde e segurança individual e coletiva e seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) comunicamos que o retorno das atividades irá ocorrer em 2021, com o final da Pandemia ou seguindo a risca os protocolos de segurança sanitária em nossos roteiros, lembrando que muitos locais onde trabalhamos ainda não teve o retorno da atividade turística, DEVIDO AO COVID-19.

Para os clientes que estão ou irão fechar roteiros para 2022, caso não seja possível fazer o roteiro na data prevista, o VALOR PAGO PERMANECERÁ para remarcação do mesmo serviço ou de outro operado pela agência conforme Determinação da MEDIDA PROVISÓRIA N948, DE 8 DE ABRIL DE 2020, NÃO SENDO POSSÍVEL CUMPRIR A POLÍTICA DE CANCELAMENTO ACIMA.

ALTERAÇÕES:

Os roteiros podem sofrer alterações devido a condições climáticas e podem ser adaptados às necessidades de nossos clientes.

SEGURANÇA:

Mesmo com todas as precauções e cuidados durante o roteiro as atividades só serão realizadas mediante a assinatura do Termo de Conhecimento de Risco.

Caso o cliente, guia ou Sherpa tenha problema com a altitude, será necessário baixar para altitudes mais baixas, de acordo com o estado de saúde baixará caminhando ou de helicóptero em casos mais graves, por isso a importância da OBRIGATORIEDADE do seguro viagem.

ALIMENTAÇÃO:

A alimentação é fornecida e preparada nos alojamentos locais. Será oferecido um cardápio onde o cliente poderá escolher diversas opções de prato, haverá opção
de alimentação vegetaria e/ou vegana.

IMPORTANTE:

Confira as datas, programação e tudo que está incluso no seu pacote.

Documentação Exigida:

– Passaporte com validade mínima de 6 meses ( Visto será tirado no aeroporto em Katmandu, custa U$50,00)

ATENÇÃO:

O Seguro viagem internacional é OBRIGATÓRIO ( caso não contrate não poderá participar da expedição) Não serão aceitos em hipótese alguma: documentos vencidos, fotocópias, carteira de motorista, documentos classistas (OAB, CRM, CREA, etc.). Qualquer tipo de problemas de documentação que acarrete a não possibilidade de embarque será de inteira responsabilidade do passageiro e também implicará na perda total da viagem de acordo às condições contidas no contrato geral de viagens internacionais.

Necessitamos de algumas informações (IMPORTANTE)

– Cartão de embarque com número do voo e horário de chegada em Katmandu

– Cartão de embarque com número do voo e horário de saída de Katmandu

– Caso chegue antes da expedição: Hotel que estará em Katmandu, com data de check in e check out

– O saco de dormir e vestuário adequado são de responsabilidade do cliente ( Enviaremos por email um check list completo de equipamentos e vestuários)

– Para aluguel de equipamento, favor enviar um email solicitando.