Águas Claras / Morrão

Águas Claras é uma pequena cachoeira de águas cristalinas que fica próxima ao Morrão. Este, por sua vez, é considerado por muitos o morro mais bonito da Chapada Diamantina. Com 1.318 metros de altitude, o Morrão tem uma subida ingrime porém moderada. Outro atrativo é o vale do rio Ribeirão onde atravessamos dezenas de córregos, rios e trechos de mata. A descida pra Lençóis por sua vez é cheias de antigas construções e tocas feitas pelos garimpeiros. Esta é uma das trilhas mais contemplativas da Chapada, seu rigor é leve/moderado, com um caminho muito tranquilo em relação a subidas.

Origem e Destino
Vale do Capão / Lençóis

Duração
2 Dias / 1 noite

Distância
Aproximadamente 28 km

Dificuldade
Fácil / Moderado

men_tshirt_3

Dia 1 –  Vale do Capão, Rio Riachinho, Subida do Morrão, Águas Claras.

A trilha tem início no Vale do Capão, onde percorreremos aproximadamente 6,5 KM até a base do Morrão. A subida é ingrime, com muitas pedras e nos leva a um colo entre os 2 cumes do Morrão. No cume sul temos a visão para o Vale do Capão, Serra do Sobradinho e Vale do Ribeirão, ao norte com 1.318 metros de altitude avistamos o Vale dos Três irmãos, Águas Claras, Serra dos Brejões e o Morro do Pai Inácio. Por mais 40 minutos de descida e uma hora de caminha chegaremos a Cachoeira das Águas Claras. Atualmente o camping está proibido na Águas Claras, então dormiremos num acampamento um pouco mais afastado, utilizando equipamentos adequados para minimizar o impacto ambiental.

Pernoite
Acampamento

Refeição
Lanche de trilha / Jantar

Duração
4 a 5 horas de caminhada

Distância
Aproximadamente 9 KM

Dia 2 – Águas Claras, Vale do Ribeirão, Cachoeira do Grisante, Lençóis.

Após ao café iniciaremos a caminhada sentido sul, cortando o Gerais do Morrão e atravessando o Vale do rio Ribeirão, onde faremos um almoço e tomaremos banho. Após um descanso merecido seguiremos até a passagem onde cruzaremos para a descida do Grisante.Por mais 1:30h de descida em antigos garimpos da região, chegaremos em Lençóis.

Refeição
Café da manhã / Lanche de trilha

Duração
6 horas de caminhada

Distância
Aproximadamente 19 KM

Criamos um check-list para auxiliar seu planejamento.
Os itens selecionados são sugestões de produtos e de equipamentos que normalmente utiliza-se nesse roteiro. Se achar que falta alguma coisa, por favor acrescente o que você achar necessário.
É muito importante evitar excesso de peso.

Equipamentos – Check List

  • Bota ou tênis de caminhada (previamente usadas)
  • Mochila cargueira
  • Duas roupas leves para caminhada
  • Roupa de frio
  • Meias
  • Capa de Chuva ou Anorak
  • Isolante Térmico
  • Saco de dormir
  • Barraca
  • Cantil ou Garrafas Pet
  • Head Lamp + pilhas extras
  • Canivete
  • Repelente para insetos
  • Protetor solar
  • Kit de higiene pessoal (c/ papel higiênico)
  • Sacos, p/ manter roupas secas e p/ as sujas (recomendo de 50 litros)
  • Câmera fotográfica, cartões de memória e pilhas
  • Bastões de caminhada (opcional)
  • Óculos de sol (opcional)
  • Toalha de camping (opcional)
  • Roupa extra para se trocar na volta da trilha
  • Gorro (Inverno)
  • Chinelo

Incluso no roteiro:

  • Guia especializado/ cozinheiro
  • Alimentação completa durante todo trekking ( Lanche, Café da Manhã e Jantar)
  • Kit Primeiro socorros
  • Rastreador via satélite, com chamada de emergência(SPOT)
  • Equipamentos de cozinha ( Fogareiros, talheres, pratos, copos e  panelas)
  • Transfer do Vale do Capão para o início da trilha
  • Seguro Viagem

Não incluso no roteiro:

  • Pessoal / guia gratificações
  • Equipamento pessoal
  • Barraca/ Saco de dormir/ Isolante
  • Evacuação médica
  • Carregadores
  • Hotéis e refeições, após o termino do trekking

REFEIÇÕES: O que esperar?
Toda a nossas caminhadas e trekking incluem uma diversidade de pratos saborosos cheio de carboidratos, proteínas e gorduras.
Levamos alimentos que viajam bem no calor – arroz, massas, lentilha, feijão, cuscuz, carnes secas embaladas, carnes congeladas(primeira pernoite),pães, aveia, granola especiarias, ervas, óleos, queijos, manteiga, salames, açúcar, frutas e vegetais (frescas e secas).
Além disso, nós fornecemos-lhe com uma variedade de refeições. durantes os dias de caminhada.
Dividimos nossa alimentação em 3 partes, Lanches de trilha, Jantar e café da manhã.

O que servimos nos Lanches?
Pães, saladas(alface, rúcula, cenoura e beterraba ralada, pepino), queijos, salames, manteiga, requeijão cremoso, biscoitos, azeitonas, amendoins, bananas passas, sucos
e etc…

O que servimos no Jantar?
Frango com legumes, Strogonoffe, Carnes Assadas, Lasanhas, Arroz temperado, Macarronadas(diversos molhos), Picanha suína, farofas, Feijão fradinho, Abobora com quiabo e etc…
Sobremesas como Mousse de Maracujá, Brigadeiros, Goiabada com creme de Leite e chocolates diversos.

O que servimos no Café da manhã?
Café, frutas frescas( Maça, banana, Abacaxi, Goiaba, Tangerina, Morango e etc), pães, queijo, Nutella, ovos, cuscus, beiju(Tapioca), geleias diversas, leite, achocolatados, chás(diversos) e etc.

Nós regularmente podemos acomodar dietas veganas, vegetarianas, sem glúten e fazer ajustes para alergias alimentares.

Pagamento à vista:

Para 2 pessoas: R$500,00 por pessoa
Para 3 Pessoas: R$400,00 por pessoa
A Partir de 4 pessoas: R$300,00 por pessoa

Pagamento no cartão de crédito: ( Via Pag seguro)

Para 2 pessoas: R$550,00 por pessoa
Para 3 Pessoas: R$420,00 por pessoa
A Partir de 4 pessoas: R$315,00 por pessoa

Obs: Pagamentos via cartão de crédito podem ser parcelados em até 12x, de acordo com as taxas aplicada pelo pagseguro.