Lençóis Maranhenses

 

 

 

DATAS 2026

31/05 A 04/06
07/06 A 11/06
14/06 A 18/06
05/07 A 09/07
12/07 A 16/07

Origem: São Luis - Maranhão
Duração: 5 dias / 4 noite
Distância: 43 km
Dificuldade: Moderado
Intensidade física: Baixa

Travessia Lençóis Maranhenses 2026

Imagine caminhar em meio a um dos cenários mais impressionantes do Brasil: dunas que parecem não ter fim, lagoas de águas cristalinas em tons de azul e verde, vilarejos isolados e uma imersão completa na natureza. Essa é a Travessia dos Lençóis Maranhenses; um trekking singular, que não se compara a nenhum outro no país.

Desde 2014, a Chapada Trekking conduz grupos nesta travessia, com segurança, planejamento e a experiência de quem vive o trekking como estilo de vida.

Nossa missão vai além de apenas levar você até o destino: queremos que cada passo seja parte de uma jornada inesquecível, marcada pelo contato profundo com a natureza e pela sensação de conquista pessoal.

Em 2026, convidamos você a atravessar a pé o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, explorando seus 155 mil hectares que guardam o maior campo de dunas do Brasil, além de ecossistemas frágeis como restingas e manguezais. Uma verdadeira experiência de conexão, superação e contemplação, com toda a estrutura e cuidado da Chapada Trekking.

Uma travessia única, para uma experiência única.

ITINERÁRIO

Dia 1: São Luis, Barreirinhas, Vassouras, Atins, Canto de Atins

A nossa aventura iniciará na capital do Maranhão: São Luis. Partiremos de um hotel da cidade (consultar) a partir das 7h da manhã até a cidade de Barreirinhas, que é o principal ponto de partida para os Lençóis Maranhenses. Essa viagem dura cerca de 5 horas e será feita em transporte privado. Em Barreirinhas faremos uma breve parada para almoço(não incluso) e, na sequência, partiremos de lancha pelo Rio Preguiças. No meio do trajeto, faremos uma pausa em Vassouras, nos “Pequenos Lençóis”, onde já poderemos desfrutar de uma pequena caminhada e deliciosas lagoas para banho, bem próximas à margem do rio. Após essa visita ao vilarejo, seguiremos até o povoado de Atins, onde um carro 4×4 estará nos aguardando para nos levar até o Canto de Atins – destino final desse dia.

Pernoite
Casa de nativos ( Em rede)

Refeição
Almoço e Jantar ( Não Incluso)

Duração:
6 horas ( São Luís x Barreirinhas)
2 horas ( Lancha)
30 minutos (4×4)

Dia 2: Canto de Atins/ Baixa Grande

Esse é o dia no qual adentramos de fato nos Lençóis Maranhenses! Como em todo o percurso teremos muito sol, o horário de saída será sempre antes do dia clarear. Assim, aproveitamos ao máximo o sol agradável da manhã. Neste dia, após um café da manhã leve e saudável previamente preparado pelos moradores, sairemos por volta das 5:00h e vamos à beira mar de 4×4 até um pouso de pescadores chamado Bonzinho, onde iniciaremos a nossa travessia a pé dos Lençóis Maranhenses. Logo avistaremos as primeiras lagoas, e nos afastamos cada vez mais de qualquer sinal de civilização. Caminharemos cerca de 4 horas pelas dunas, aproveitando os banhos nas lagoas de água doce e cristalina pelo caminho. Faremos algumas paradas para banho e descanso durante o percurso e chegaremos ao nosso destino a Baixa Grande próximo ao horário do almoço. A tarde é livre e o grupo se reune novamente no final do dia para ir até as dunas apreciar um belo pôr-do-sol.

*O horário de chegada pode variar de acordo com o ritmo de caminhada do grupo e o horário de saída em virtude da maré. Essa informação também é válida para os 3º, 4º e 5º dias de roteiro

Distância: 8 a 9km de caminhada
Duração:  4 a 5 horas

Pernoite
Casa de nativos ( Em rede)

Refeição
Café da manhã / Lanche de trilha / Café da noite)

Duração
7 a 8 horas de caminhada

Distância
Aproximadamente 16 KM

Dia 3: Baixa Grande, Queimada dos Britos

 

Acordaremos bem cedinho (ainda na madrugada) e após um rápido desjejum partiremos Lençóis adentro. Neste dia teremos mais uma oportunidade de desfrutar desse lugar tão único e exuberante. Um dia cheio de novidades, cercado de paisagens grandiosas e banhos maravilhosos nas águas limpas e frescas dos Lençóis Maranhenses. As surpresas por trás das dunas e a sensação de mobilidade que o sistema nos apresenta são indescritíveis. A dança dos ventos e o volume das águas fazem com que os Lençóis se reconfigurem de tempos em tempos, e a experiência do nosso guia local nos permite atravessá-los em total segurança. Chegaremos à Queimada dos Britos no início da tarde, almoçaremos a comida maravilhosa da Dona Maria e teremos um descanso merecido à sombra do imenso cajueiro que reside em seu quintal. Nesse pequeno oásis, ao cair da tarde poderemos visitar as lagoas próximas e aproveitar um pôr-do-sol incrível nas cristas das dunas. Um dia inesquecível!

Distância: 10km a 11km de caminhada
Tempo de caminhada: De 4 a 5 horas

Pernoite
Casa de nativos ( Em rede)

Refeição
Café da manhã / Lanche de Trilha / Café da noite

Duração
4 horas de caminhada

Distância
Aproximadamente 8 KM

Dia 4: Queimada dos Britos, Betânia

Este é o dia em que saímos mais cedo para a caminhada e também o dia mais longo – cerca de 18km! Ainda na madrugada, por volta das 3h da manhã, após um cafézinho (desjejum), daremos início à caminhada. A primeira parada do dia será para apreciarmos um incrível nascer do sol, momento marcante para os apaixonados por natureza. Pelo caminho faremos um lanche e seguiremos aproveitando mais lagoas e mais dunas em direção ao povoado de Betânia. Nesse dia passaremos pelo coração do Parque Nacional e em suas lagoas mais isoladas. A cada dia de caminhada as lagoas parecem mais bonitas, mais azuis e maiores. Passaremos também por antigos povoados que foram encobertos pelo movimento das dunas e guardam muitas histórias em suas ruínas. Chegaremos à Betânia para o almoço na casa da Dona Terezinha (para chegarmos lá, faremos um pequeno trajeto de lancha), que vive às margens do rio e nos proporciona literalmente uma tarde de muita sombra e água fresca. Por ser um povoado um pouco maior (cerca de 25 famílias), a estadia em Betânia nos permite conhecer um pouco mais da vida em comunidade, a pequena escolinha e suas professoras (D. Terezinha é uma delas), tomar uma bebida gelada e apreciar nas dunas.

Distância: 15 a 16km
Tempo de caminhada: 6 a 8h

Pernoite
Casa de nativos ( Em rede)

Refeição
Café da manhã / Lanche de trilha/ Café da noite)

Duração
7 a 8  horas de caminhada

Distância
Aproximadamente 20 KM

Dia 5: Betânia, Santo Amaro

Último dia de caminhada, dia de nos despidirmos das ultimas lagoas dos Lençóis! Após o café da manhã, por volta das 6:00h nos despedimos de Betânia. Ao longo do 5º dia de roteiro pelos Lençóis, passaremos pelas lagoas mais famosas da região de Santo Amaro. Santo Amaro é uma pequena cidade,  cortada pelo Rio Alegre. Ao chegarmos a Santo Amaro, teremos um almoço de despedida ( não incluso) e na sequência, iremos  para São Luís em Transporte Privado, cerca de 4:30h de viagem

Distância: 09 a 10 km de caminhada
Tempo: 4 horas de caminhada

 

Pernoite
Em Pousada ( quarto compartilhado)

Refeição
Café da manhã / Lanche de trilha

Duração
5 a 6 horas de caminhada

Distância
Aproximadamente 10 KM

VALOR DA EXPERIÊNCIA

INVESTIMENTO:

R$3.100,00

Desconto especial para quem já é cliente Chapada Trekking!

Formas de pagamento:

Para finalizar sua reservar oferecemos as seguintes formas de pagamento:

– 30% antecipado via pix/transferência e 70% no check-in em dinheiro (ou pix/transferência em até 2 dias úteis antes do trekking)
– Cartão de crédito (pagamento de 100%, é possível parcelar até 12x com juros de acordo com a operadora do cartão)

* O pagamento via cartão deverá ser feito até 30 dias antes do roteiro.

*É indispensável o envio do comprovante de pagamento por email indicando o nome completo do(s) participante(s) e o roteiro ao qual o pagamento se refere.
Enviar para: [email protected]

*Após a confirmação da reserva solicite o check-list (importante!).

O QUE INCLUI

Incluso no roteiro:

  • Guia especializado
  • hospedagem 4 noites durante o trekking (Dormida em rede)
  • Almoço em Santo Amaro
  • Alimentação completa durante todo trekking ( Almoço, Café da Manhã e jantar)
  • Kit Primeiro socorros
  • Transfer de São Luís x Barreirinhas
  • Transfer Barreirinhas x  Atins (lancha)
  • Transfer Atins x Canto dos Atins(4×4)
  • Transfer Santo Amaro x São Luís

NÃO ESTÁ INCLUSO:

  • Pessoal / guia gratificações
  • Equipamento pessoal
  • Hospedagem em São Luís
  • Almoço em Barreirinha
  • lanche de trilha
  • Jantar em Canto do Atins
  • Almoço em Santo Amaro
  • Evacuação médica
  • Seguro de viagem
  • Carregadores
  • Hotéis e refeições, após o termino do trekking
POLÍTICA DE CANCELAMENTO

*Política de Cancelamento:

 

  • Para que o roteiro aconteça, é necessária a formação de um grupo mínimo de 8 pessoas. Em caso de não formação do grupo, ocorrerá a devolução de 100% do valor pago para a reserva.
  • A desistência voluntária por parte do cliente antes da viagem deverá ser formalizada por escrito e enviada para a Chapada Trekking – Montanhismo através do email [email protected] seguindo a política de devolução descrita abaixo:

Até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total
Entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total
Entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total
A menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução

O não comparecimento na data, hora e local de apresentação determinados para o embarque será considerado no-show, implicando na perda total do valor pago. O passageiro que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem o direito a reembolso.

*COMUNICADO COVID -19

Nós da Chapada Trekking prezando pela saúde e segurança individual e coletiva e seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) comunicamos que o retorno das atividades irá ocorre apenas em 2021, com o final da Pandemia ou seguindo a risca os protocolos de segurança sanitária em nossos roteiros, lembrando que muitos locais onde trabalhamos ainda não teve o retorno da atividade turística, DEVIDO AO COVID-19.
Para os clientes que estão ou irão fechar roteiros para 2021, caso não seja possível fazer o roteiro na data prevista, o VALOR PAGO PERMANECERÁ para remarcação do mesmo serviço ou de outro operado pela agência conforme Determinação da MEDIDA PROVISÓRIA N948, DE 8 DE ABRIL DE 2020, NÃO SENDO POSSÍVEL CUMPRIR A POLÍTICA DE CANCELAMENTO ACIMA.

OBS GERAIS

Observações gerais:

– As redes estão inclusas.
– É permitido levar barraca, porém são de responsabilidade do cliente o transporte e montagem/desmontagem da mesma respeitando os horários de saída do grupo.
– O embarque/desembarque em São Luis será feito em apenas um hotel da cidade (consultar).
– É possível contratar carregador pessoal, desde que seja feito com antecedência.
– O roteiro poderá sofrer alterações de acordo com a dinâmica do grupo
– Toda atividade ao ar livre está sujeita a mudanças devido a riscos ambientais como tempestades e a segurança do grupo será a prioridade.
– Esteja ciente que problemas com o transporte pode acontecer, a Van quebrar, o Barco quebrar, o carro atolarias dunas e saiba que neste contexto pode demorar horas para um socorro ou troca de transporte, por falta de comunicação e/ou falta de disponibilidade de outro transporte local.

OBSERVAÇÕES GERAIS

Alterações:

Os roteiros podem sofrer alterações devido a condições climáticas e físicas e podem ser adaptados às necessidades de nossos clientes.

Segurança:

Mesmo com todas as precauções e cuidados durante o roteiro, as atividades só serão realizadas mediante a assinatura do Termo de Conhecimento de Risco.

O QUE LEVAR

Criamos um check-list para auxiliar seu planejamento.
Os itens selecionados são sugestões de produtos e de equipamentos que normalmente utilizamos em roteiros nos Lençóis Maranhenses, se achar que falta alguma coisa, por favor acrescente o que você achar necessário.
Colocamos a quantidade ideal de cada item.
Nossa maior recomendação é; evitem levar excesso de roupas e/ou equipamentos.

Equipamentos – Check List

  • Bom humor e disposição é fundamental
  • Protetor solar
  • Sandálias ou papetes (previamente usadas)
  • Mochila cargueira (45 a 50 litros)
  • Roupas com proteção UV 50
  • Capa de Chuva ou Anorak
  • Cantil ou Garrafas Pet
  • Saco Plástico com fecho Zip Lock ou Tupperware para kit lanche
  • Head Lamp + pilhas extras
  • Repelente para insetos
  • Kit de higiene pessoal (c/ papel higiênico)
  • Sacos, p/ lixo, manter roupas secas e p/ as sujas (recomendo de 50 litros)
  • Câmera fotográfica, cartões de memória e pilhas
  • Bastãos de caminhada (Opcional)
  • Óculos de sol (opcional)
  • Toalha de camping (opcional)

Vestuário Básico

  • Capa de Chuva ou Anorak
  • Camisetas manga curta e longa ( Com proteção UV 50 é a melhor opção)
  • Roupa extra para se trocar na volta da trilha
  • Chapéu ou boné (Melhor com proteção pra nuca e orelhas)
  • Calça e bermuda de trekking
FOTOS
DÚVIDAS FREQUENTES
Qual o melhor tipo de calçado para a travessia?

1: Papete com meias; 2: Fingers (sapatilhas para canionismo); 3: Descalço, que é a opção mais comum.
Dica: se for usar meia, passar vaselina nos pés para evitar atrito da areia com a pele.

 

 

A areia é muito quente?

A areia nas dunas, de modo geral, não esquenta muito. No horário de sol forte e/ou onde a areia estiver quente, você pode usar havaianas, pois são trechos curtos do dia, já bem próximos às casas.

 

As pernoites são em redes? Tem a opção de cama?

Sim, todas as noites dormimos em redários!
Mas temos opções de camas em quartos coletivos ou duplos, esta opção é necessário reservar com antecedência e pagar um valor a parte!

Uma observação importante: Muita gente reclama do calor nos quartos e acabam optando voltar para as redes!

 

 

Qual a temperatura média? faz frio a noite?

Em geral, a média entre máxima e mínima nesses meses fica em torno de 28-30 °C durante o dia e 22-26 °C à noite.
Durane o dia o calor é forte, por isso saímos muito cedo e chegamos antes de 11:30h nas casas!
O clima durante a noite é agradável, com o vento a sensação térmica fica próxima 18°C.

 

 

 

 

A areia é fofa?

A travessia segue a direção do vento, o vento varre a duna e deixa a maior parte das dunas sem areia fofa!
A areia fofa se deposita nas descidas, aí sim termos que descer dunas fofas e subiremos as partes mais duras das dunas.

 

Teremos acesso a internet ou sinal de celular durante a travessia?

Toalhas sim, precisa levar, indicamos as toalhas de micro fibra para trekking, são pequenas, leves e secam rápido!

Os Lençóis estão inclusos, os moradores entregam lençóis para seus hospedes!

Você não terá acesso a sinal de celular o tempo todo ao longo da travessia. Apenas algumas dunas podem ter sinal, mas o mesmo costuma oscilar. A operadora que “melhor” funciona na região é a Vivo. Tem internet em algumas casas, mas costumam cair devido ao número de pessoas usando!
Avise seus familiares sobre essa questão, assim eles ficarão mais tranquilos, enquanto você aproveita a travessia.
Você também pode sugerir que eles acompanhem nosso Instagram (@chapadatrekking )

 

 

 

Consigo carregar celular e meus aparelhos eletrônicos?

Sim, tem energia nas casas! Mas recomendamos fortemente levar powerbank (carregador portátil), para recarregar celulares e câmeras. É alta temporada nos Lençóis, dificilmente todo mundo consegue recarregar aparelhos eletrônicos nos pontos de parada.

 

 

 

Preciso levar toalha ou lençol?

Toalhas sim, precisa levar, indicamos as toalhas de micro fibra para trekking, são pequenas, leves e secam rápido!

Os Lençóis estão inclusos, os moradores entregam lençóis para seus hospedes!

 

 

Preciso levar dinheiro?

Leve dinheiro em espécie! Você irá gastar basicamente com bebidas, almoço em Barreirinhas no primeiro dia (restaurante à quilo), jantar em Canto dos Atins (opções a la carte a partir de R$80,00) e almoço em Santo Amaro (opções a partir de R$30,00 – PF). Os restaurantes nesses dois locais aceitam cartão. Nas casas você consegue comprar água, cerveja, refrigerante e algum petisco.

Como são os banheiros nas casas? tem chuveiro quente?

Nas casas existem banheiros, alguns mais simples.O banho de chuveiro não é quente mas, em virtude do clima, a água também não é muito gelada. Considere que irá tomar banho de forma agradável, considere que haverá filas por conta da alta estação!

 

 

 

 

 

 

Quais são os perigos desta travessia?

A desidratação, em virtude do calor na travessia, é um ponto que requer extrema atenção de sua parte. Para minimizar os riscos, sempre saímos antes do nascer do sol. Ainda assim, é importante que você se hidrate constantemente, evite consumo excessivo de bebidas diuréticas, use camisa UV manga longa, boné/chapéu que proteja também nuca e pescoço, óculos escuros, etc.
Dica: leve repositor de sais minerais.

 

 

 

 

AVALIAÇÕES NO TRIPADVISOR