CAMPO BASE EVEREST

01 A 16 DE NOVEMBRO DE 2026
Origem: Katmandu, Nepal
Duração: 16 Dias / 15 Noites
Distância: 130km
Dificuldade: Difícil
Intensidade física: Moderada
Altitude Máxima: 5.545

O Acampamento Base do Everest é uma das trilhas mais lindas e famosas do mundo.

Tudo começa em Kathmandu, capital do Nepal, um país incrível com uma cultura e culinária completamente peculiares.

Conhecido como EBC (Everst Base Camp), este trekking leva você através de belos vales, pela terra dos lendários “sherpas”: povo que habita o vale nas proximidades do Everest, na região onde hoje se encontra o Parque Nacional Sagarmatha.

continuar lendo

A viagem para o acampamento base do Everest não é só famosa por sua proximidade com o pico mais alto do mundo, mas também pela simpatia do povo Sherpa, pelos mosteiros budistas, as pitorescas aldeias sherpas e uma grande variedade de culturas e tradições.

 

Desde a primeira subida ao Everest, a região do Khumbu tem recebido atenção internacional. Seguiremos os passos de Tenzing Norgay e Sir Edmund Hillary (Conquistadores do Everest) e a rota clássica até Namche Bazaar, Khumjung, Pangboche e Lobuche até o EBC. De Tengboche a Pangboche (3.985m), a estrada sobe através de prados onde pastam os iaques.

 

Após a visita ao EBC, teremos a oportunidade de, no dia seguinte, escalar o Kalapathar: um pico com 5.550 metros com vista panorâmica do Himalaia e vista frontal do Everest.

 

Admirar o pico mais alto do planeta é um espetáculo em si. O trekking ao acampamento base do Everest terminará em Lukla.

 

A Chapada Trekking trabalha nesse roteiro com grupos reduzidos, ritmo seguro, plano de aclimatação e respeito total à cultura e ao ambiente locais. Essa é uma expedição feita para quem valoriza uma experiência autêntica de trekking em alta montanha.

Itinerário
DIA 1: CHEGADA EM KATHMANDU

Chegada a Kathmandu e traslado ao hotel. A capital do Nepal é uma explosão cultural.

No meio do caos do trânsito, há um discrepância tão grande em relação ao Brasil, que nos encanta as pessoas, as vestimentas, os templos e sobretudo a antiga cidade de Bhaktapur.

Devemos aproveitar este dia para passear pelo bairro de Thamel, onde encontramos todos os tipos de restaurantes e lojas. É um mundo à parte dentro da cidade, onde você pode comprar o que você precisar de equipamentos e roupas para o trekking a um preço excelente.

Incluso: Traslado aeroporto Hotel
Pernoite: Hotel

DIA 02: KATMANDU – LUKLA (2800mts) – PHAKDING (2430mts)

De manhã, traslado ao aeroporto e vôo de avião por cerca de 40 minutos para Lukla (2.840 m.). Teremos chá ou café no albergue em Lukla. Durante o voo, vamos desfrutar das vistas deslumbrantes do Himalaia. Ao chegar em Lukla, encontraremos nossa equipe de sherpas (carregadores) e começaremos a caminhada até Phakding.

Distância:10.37 Km ( Se houver atraso no vôo  caminharemos menos neste dia e mais no outro dia)
Tempo de caminhada: 4 a 5 horas
Altimetria: 350m Altitude
Máxima: 2.850m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

DIA 03: PHAKDING – NAMCHE BAZAR (3.450 m)

Após o café da manhã, começamos a caminhada para baixo, ao longo do rio Dhud Khosi. Passaremos pela entrada para o Parque Nacional Sagarmatha onde teremos os procedimentos e registros necessários. Atravessaremos a ponte suspensa e seguiremos para a aldeia de Jorsale, de onde uma subida contínua nos levará ao Namche Bazar, a capital Sherpa. Ficaremos duas noites para melhor aclimatação. Alojamento em albergue.

Distância: 11.19KM
Tempo de caminhada: 6 horas
Altimetria:1.371m
Altitude Máxima: 3.450m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodg

DIA 4: DIA DE ACLIMATAÇÃO – NAMCHE BAZAR (3.450m)

Pela manhã visitaremos o museu Sherpa. Depois do almoço nós caminhamos para o Hotel Everest View para aclimatar, desfrutar de vistas de Everest, Ama Dablam, Thansherku, Kusumkangaru, o show é sublime. A tarde livre, passeio por Namche, mosteiro Budista ou visita aos mercados tibetanos.

Distância: Entre 2 a 6.3km
Tempo de caminhada: 4h30m
Altimetria: 532m
Altitude Máxima:3.848m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

DIA 5: NAMCHE BAZAR – TENGBOCHE (3.890 m)

Saímos cedo pelas ruas íngremes de Namche. A trilha é espetacular, corre ao longo da encosta, com o rio abaixo, e olhando para Everest, Lhotse, Nuptse, Ama Dablam e Taboche. No caminho, cruzamos as longas caravanas de iaques, descemos através das florestas de arvores frondosas até o rio. Continuamos a subir, o esforço é mais do que compensador quando chegamos a Tengboche, onde visitamos o mosteiro budista. O lugar é mágico, bonito, convida a paz e a meditação com vista para Thanserku (6608 m) e pico Kangtega (6,685 m).

Distância:10.97 Km
Tempo de caminhada: 6h
Altimetria: 820m
Altitude Máxima: 4.450m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

DIA 06: TENGBOCHE – DINGBOCHE (4.450m)

Nós desceremos um caminho entre pinheiros e árvores frondosas, ponte suspensa transversal, à direita, rio desce a partir de uma imagem incomparável. Chegamos à aldeia de Somare. O dia é uma subida e descida pelos vales, a paisagem se torna lunar, os degelos deixaram sua marca nas montanhas brancas. Encaixada no final de um vale, a aldeia de Dingboche, onde na entrada, recebemos uma stupa budista.

O panorama é espetacular (Pumori, Nuptse, IslandPeak).

Distância:11.64 Km
Tempo de caminhada: 3 a 4 horas
Altimetria: 670m
Altitude Máxima:4.450m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

DIA 07: DIA DE ACLIMATAÇÃO OU DESCANSO EM DINGBOCHE

Após o café da manhã, subiremos ao Nagarjun Peak (5.150 m). Desfrutaremos de enormes montanhas com névoa formadas em seus cumes e, finalmente, uma bela turquesa geleira verde. No topo, bandeiras de oração e belas vistas nos aguardam. Na parte da tarde vamos descansar e apreciar a paisagem que nos dá o ambiente de Dingboche, lugar mágico para meditar, ler, escrever e conhecer a vida do povo sherpa.

Distância: 4.75 KM
Tempo de caminhada: 4 horas
Altimetria: 665m
Altitude Máxima:5.150m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

DIA 08: DINGBOCHE – LOBUCHE (4.930 m)

Do vale, em direção ascendente, estaremos em uma zona montanhosa. Apreciaremos a paisagem enquanto bebemos um chá. Atravessamos o rio e chegamos a Thukla, subimos a uma planície onde poderemos apreciar as maravilhas que o Himalaia oferece, diante de nós, os Pumori e o Nuptse. Fazendo fronteira com um riacho chegamos a Lobuche, pitoresca aldeia. Alojamento em albergue.

Distância: 8,95 KM
Tempo de caminhada: 3 a 4 horas
Altimetria: 670m
Altitude Máxima:4.930m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

DIA 09: LOBUCHE – CAMPO BASE DO EVEREST (5.364m) – GORAKSHEP (5.180m)

Muito cedo começamos a caminhada até o Everest: o grande objetivo! Subimos pelo vale de Khumbu até Gorakshep, continuamos em direção ao Acampamento Base. Estaremos caminhando a 5.000 metros, iremos devagar e aproveitaremos o caminho entre duas geleiras. Quando chegarmos, viveremos grandes emoções, estaremos em um lugar mítico, encontraremos alpinistas de diferentes lugares do planeta, e de lá os alpinistas tentam conquistar o teto do mundo. Nós caminharemos em frente à cachoeira mítica do Khumbu, descansaremos enquanto somos esmagados pelo som produzido pelos deslizamentos de terra do gelo. Chegamos ao final da última estrada do mundo. Nós voltamos para Gorakshep.

Distância: 14.0 KM
Tempo de caminhada: 8h
Altimetria: 651m
Altitude Máxima: 5.364m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

DIA 10: GORAKSHEP – KALA PATTAR (5.545m) – DINGBOCHE (4.410m)

Muito cedo vamos para o cume do Kala Pattar.

A caminhada será feita muito lentamente, a marcha até o topo é o ponto mais alto da rota. A estrada termina em uma cúpula coroado com bandeiras de oração. Estamos no ponto mais próximo onde se pode contemplar o Monte Everest (8.848 m). O palco de 360 graus é espetacular, sublime. Começamos o caminho para Periche. O dia é intenso! A estrada se torna agradável à beira de um riacho, as casas dos pastores e as cores do pôr-do-sol complementam a paisagem.

Distância: 13,6 KM
Tempo de caminhada: 9h
Altimetria: 920m
Altitude Máxima: 5.545m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

DIA 11: DINGBOCHE – TENGBOCHE (3.890m)

Com as imagens do dia anterior ainda na mente, este dia teremos uma descida tranquila até Tengboche e depois de um merecido descanso, passaremos por Kenjoma, Somare e Pangboche. Vamos aproveitar a vida cotidiana dos sherpas.
Nós chegamos a Hospedagem de Tengboche em albergue.

Distância:11.6 KM
Tempo de caminhada: 4h
Altimetria:340m
Altitude Máxima: 4.371m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

DIA 12: TENGBOCHE – MONJU (2.835m)

Começamos uma simples caminhada, descendo vertiginosamente a trilha que atravessa Ghat e Thadokosi, a união de dois grandes rios. A ponte suspensa nos permitirá desfrutar de um momento maravilhoso. Passamos por Jorsale até Monjo. Essas paisagens ficarão em nossa memória, são inesquecíveis.

Distância:15,70 Km
Tempo de caminhada: 6h
Altimetria: 580m
Altitude Máxima: 3.450m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

DIA 13:MONJU – LUKLA (2.800m)

Subiremos para Lukla. É dia de recordar as experiências vividas na caminhada. Observar o semblante das pessoas que cruzamos na trilha e estão iniciando a jornada é como um filme de memórias das experiências dos últimos dias.

Distância:16.91 KM
Tempo de caminhada: 6 horas
Altimetria:660m
Altitude Máxima:4.350m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

DIA 14: LUKLA – KATHMANDU

Nos despedimos do vale do Khumbu. Voaremos cedo para Katmandu.
Chegada em Kathmandu, traslado ao hotel.

Recomendamos aproveitar o dia para passear e comprar lembranças em Thamel. Podemos visitar Bodhnat no enorme e famoso Stupa budista que é um dos lugares mais reverenciados pelos budistas tibetanos que vivem no Nepal. (Passeios não inclusos)

Incluso: Café da manhã, Vôo Lukla – Kathmandu, traslado aeroporto
– Hotel e acomodação em Hotel

DIA 15: DIA DE DESCANSO OU CITYTOUR EM KATMANDU

*Esse dia servirá como reserva caso não seja possível voar no dia anterior.

Podemos visitar também Pashupatinath, que é o principal templo hindu do Nepal, às margens do rio Bagmati, das cremações sagradas do rio e onde banhos e rituais são realizados. conhecer Boudhanatha a maior stupa do mundo fora do Tibet, e Sayumbunath, que é conhecido como o templo dos macacos.( Passeios não incluso)

DIA 16: RETORNO PARA O BRASIL

Dia de retorno, levaremos você até o aeroporto no horário apropriado para pegar seu vôo (transfer não incluso). (FIM DOS NOSSOS SERVIÇOS)

Incluso: Café da Manhã
Não incluso: Transfer aeroporto

Política de Cancelamento
  • Para que o roteiro aconteça, é necessária a formação de um grupo mínimo de 8 pessoas. Em caso de não formação do grupo, ocorrerá a devolução de 100% do valor pago para a reserva.
  • A desistência voluntária por parte do cliente antes da viagem deverá ser formalizada por escrito e enviada para a Chapada Trekking – Montanhismo através do email [email protected] seguindo a política de devolução descrita abaixo:
  1. Caso a desistência seja formalizada em até 46 dias antes do início do serviço implicará o pagamento de taxa de 20% do valor pago.
  2. De 45 a 29 dias – será cobrada uma taxa de 30% do valor pago.
  3. Em 30 dias ou menos do início – Neste caso, tendo em vista que a Chapada Trekking necessita remunerar hotéis, ingressos e prestadores de serviços, o valor pago não será reembolsável.

O não comparecimento na data, hora e local de apresentação determinados para o embarque será considerado no-show, implicando na perda total do valor pago. O passageiro que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem o direito a reembolso.

*COMUNICADO COVID -19

Nós da Chapada Trekking prezando pela saúde e segurança individual e coletiva e seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) comunicamos que o retorno das atividades irá ocorrer em 2021, com o final da Pandemia ou seguindo a risca os protocolos de segurança sanitária em nossos roteiros, lembrando que muitos locais onde trabalhamos ainda não teve o retorno da atividade turística, DEVIDO AO COVID-19.

Para os clientes que estão ou irão fechar roteiros para 2022, caso não seja possível fazer o roteiro na data prevista, o VALOR PAGO PERMANECERÁ para remarcação do mesmo serviço ou de outro operado pela agência conforme Determinação da MEDIDA PROVISÓRIA N948, DE 8 DE ABRIL DE 2020, NÃO SENDO POSSÍVEL CUMPRIR A POLÍTICA DE CANCELAMENTO ACIMA.

OBS Gerais

ALTERAÇÕES:

Os roteiros podem sofrer alterações devido a condições climáticas e podem ser adaptados às necessidades de nossos clientes.

SEGURANÇA:

Mesmo com todas as precauções e cuidados durante o roteiro as atividades só serão realizadas mediante a assinatura do Termo de Conhecimento de Risco.

Caso o cliente, guia ou Sherpa tenha problema com a altitude, será necessário baixar para altitudes mais baixas, de acordo com o estado de saúde baixará caminhando ou de helicóptero em casos mais graves, por isso a importância da OBRIGATORIEDADE do seguro viagem.

ALIMENTAÇÃO:

A alimentação é fornecida e preparada nos alojamentos locais. Será oferecido um cardápio onde o cliente poderá escolher diversas opções de prato, haverá opção
de alimentação vegetaria e/ou vegana.

IMPORTANTE:

Confira as datas, programação e tudo que está incluso no seu pacote.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:

– Passaporte com validade mínima de 6 meses (Visto será tirado no aeroporto em Katmandu, custa U$50,00. Levar também pelo menos 3 fotos 3×4 para Visto e Compra de Chip NCell para o celular.)

ATENÇÃO:

O Seguro viagem internacional é OBRIGATÓRIO ( caso não contrate não poderá participar da expedição) Não serão aceitos em hipótese alguma: documentos vencidos, fotocópias, carteira de motorista, documentos classistas (OAB, CRM, CREA, etc.). Qualquer tipo de problemas de documentação que acarrete a não possibilidade de embarque será de inteira responsabilidade do passageiro e também implicará na perda total da viagem de acordo às condições contidas no contrato geral de viagens internacionais.

Necessitamos de algumas informações (IMPORTANTE)

– Cartão de embarque com número do voo e horário de chegada em Katmandu

– Cartão de embarque com número do voo e horário de saída de Katmandu

– Caso chegue antes da expedição: Hotel que estará em Katmandu, com data de check in e check out

– O saco de dormir e vestuário adequado são de responsabilidade do cliente ( Enviaremos por email um check list completo de equipamentos e vestuários)

– Para aluguel de equipamento, favor enviar um email solicitando.

O QUE LEVAR

Bom humor é fundamental!

Você caminhará apenas com uma mochila de ataque, levando água, anorak, camera ou celular e lanche. O restante da sua bagagem será transportado em sua mochila cargueira ou, se possível, dentro de um Duffel Bag (mais seguro e impermeável) por carregadores Sherpas.

EQUIPAMENTOS:

  • 1 par de Botas

É necessário utilizar uma bota previamente usada e impermeável.

  • 1 Mochila de ataque (30 a 35 litros)

Durante a caminhada você levará apenas itens básicos como água, anorak ou corta vento, acessórios para frio, óculos de sol, remédios e lanches rápidos.

  • 1 Mochila cargueira (50 a 60 litros)

Essa mochila irá com o carregador Sherpa (caso você não tenha uma Duffel Bag)

  • 1 Duffel bag

A Duffelbag é uma mala impermeável (dá pra comprar no Nepal). Você deve levar uma de tamanho igual ou superior de sua mochila cargueira.

  • 1 Saco de dormir para frio extremo (- 15º negativos)

O saco pode ser alugado por U$1,00 por dia

  • Cantil, Squezze ou Garrafa de água
  • Saco estanque p/ roupa

Importante ter sacos estanques de variados tamanhos para diferentes coisas, como roupas, eletrônicos e etc

  • Saco estanque pequeno para câmera ou celular
  • Protetor solar

Na altitude a radiação solar é maior que na baixa altitude, então leve um que seja suficiente para todo o período de expedição.

  • Sacos plásticos para roupas sujas (recomendamos de 50 litros)
  • Câmera fotográfica, cartões de memória e baterias extras como Power Bank
  • Bastões de caminhada

Auxiliam muito nas descidas de pedras soltas, no equilíbrio e reduzem o impacto nos joelhos.

  • Óculos de sol

Não há como ter certeza, mas pode nevar durante o percurso e com certeza haverá muitas montanhas e picos nevados, os óculos escuro são importantes pra proteger nossa retina ocular do reflexo da luz solar no branco da neve

  • Pastilhas purificadora de água (CLORIN)

Há algumas fontes no caminho, mas o excesso de pessoas e animais de carga na trilha deixa a qualidade da água um pouco duvidosa. Você pode comprar água em todos os pontos de paradas e durante o caminho, custa entre 1 a 5 dólares uma garrafa de 1,5l.

  • Lanterna (melhor do modelo Head Lamp) + pilhas extras

HIGIENE:

  • Lenço umedecido (IMPORTANTE)

Quase não há opção de banho na maioria dos locais, quando tem, chegam  a custar até U$10

  • Papel Higiênico

Precisa levar. Os lodges não disponibilizam

  • Pasta e escova de dente
  • Toalha de secagem rápida

VESTUÁRIO:

  • Anorak (impermeável)

Indispensável na montanha para barrar o vento, a chuva ou para neve. É muito importante.

  • 3 calças para caminhar (de preferência calças bermudas)
  • 2 calças para dormir (tipo fleece/ segunda pele)
  • 2 blusas para dormir (tipo fleece/ segunda pele)

Em Gorak Shep pode chegar abaixo de  –15ºC negativos a noite, é indispensável seguir o padrão de 3 camadas de roupa para o frio.

  • 3 camisas de trilha (de preferência dryfit com proteção UV)  
  • 5 mudas de roupa íntima (cuecas ou calcinhas)
  • 1 Fleece ou Jaqueta (roupa manga longa p/ frio)
  • 1 casaco tipo Pluma (para frio extremo)
  • 3 a 5 Pares de meias para caminhada + 1 par de meias de merino (ou similar) para dormir
  • 1 Chapéu ou boné (Melhor com proteção pra nuca e orelhas)
  • 1 Gorro
  • Luva com proteção -7 graus negativos

Indicamos 2 luvas, uma fina para caminhada no sol e uma grossa para manhã e noite, onde as temperaturas baixam bastante

  • Sandálias ou Papet

Uma sandália fechada tipo Crocs é a melhor opção para usar com meias

 

 

DÚVIDAS FREQUENTES

Qual o nível de dificuldade desta trilha?

O trekking para o Everest Base Camp é classificado como moderado a difícil. A principal razão é a altitude, que chega a mais de 5.000 m, somada ao tempo total de caminhada e ao desgaste físico acumulado. São 12 dias consecutivos de trilha, com subidas longas, terreno irregular e pouca oxigenação.

Mesmo assim, é acessível para quem possui bom preparo físico, capacidade de adaptação ao frio e disposição para seguir um ritmo constante de aclimatação. Não exige experiência técnica, mas exige resistência, disciplina e atenção às orientações do guia.

Posso deixar minha bagagem extra no hotel em Kathmandu?

Sim. A hospedagem escolhida oferece sala de bagagens para o período do trekking.

Qual a altitude máxima do roteiro?

5.545 m no Kala Patthar e 5.364 m no Everest Base Camp.

Há limite de idade?

Não há limite oficial. O que importa é aptidão física, exames médicos e capacidade de aclimatação.

Quantas horas caminhamos por dia?

De 4 a 8 horas, dependendo da etapa e da aclimatação.

Preciso carregar peso?

Sim. Você carrega apenas a mochila de ataque com água, casaco, câmera e itens pessoais do dia. Sua bagagem principal segue em duffel bags com os porters, limitada ao peso estabelecido no briefing.

Qual a temperatura durante o trekking?

De -15ºC a 10ºC dependendo da altitude, época e horário. As noites em Gorak Shep podem chegar a -20ºC.

Qual é o maior risco do roteiro?

Mal Agudo de Montanha (AMS). Por isso seguimos cronograma de aclimatação, hidratação adequada e monitoramento diário dos sintomas.

Se eu passar mal, como funciona o resgate?

Em caso de mal-estar ou suspeita de problemas relacionados à altitude, o protocolo é imediato: o guia avalia a situação, reduz o ritmo, ajusta a aclimatação e decide se é necessário descer.

Se houver agravamento, o procedimento padrão é evacuação rápida por helicóptero, que opera em praticamente todo o vale do Khumbu. O resgate é acionado por nós e o seguro viagem com cobre toda a evacuação e hospitalização, por isso exigimos um SEGURO OBRIGATÓRIO para o EBC.

O helicóptero leva o trekker para um hospital em Kathmandu ou Lukla, dependendo da gravidade. O guia acompanha todo o processo de comunicação, acionamento e suporte até a estabilização.

Onde dormimos durante o trekking?

As hospedagens são feitas em lodges simples administrados por famílias locais. Os quartos geralmente são duplos ou triplos, com camas básicas, colchão firme e cobertores. O aquecimento é limitado ou inexistente nos quartos; normalmente apenas o salão principal possui aquecedor a lenha.

Os banheiros variam entre compartilhados e privativos, dependendo da vila e da altitude. É importante ir preparado para infraestrutura essencial, sem expectativas de conforto elevado.

Preciso de visto para o Nepal?

Sim. Brasileiros precisam de visto para entrar no Nepal. O processo é simples e pode ser feito na chegada, diretamente no aeroporto de Kathmandu, ou antecipado pelo sistema online oficial do governo. É necessário apresentar passaporte válido, preenchimento do formulário e o pagamento de uma taxa de U$50 (2025)

Como é o voo pra Lukla e o que acontece em caso de atrasos?

O voo para Lukla é curto, geralmente cerca de 45 minutos, operado por aeronaves pequenas. A aproximação e o pouso exigem condições climáticas favoráveis, por isso as companhias só decolam quando há segurança plena para operar. É um voo considerado seguro, porém altamente dependente de clima.

O que acontece em caso de atrasos?
Atrasos e cancelamentos são comuns, especialmente por neblina ou ventos fortes. Se o voo não sair:

  1. A companhia remarca automaticamente para o próximo horário disponível.

  2. Se o clima permanecer fechado, o voo pode ser transferido para o dia seguinte.

  3. Em cenários de bloqueio prolongado, há a opção de contratar helicóptero, que opera com mais flexibilidade climática, mas tem custo adicional.

Por isso, o roteiro prevê margem de segurança e planejamento para lidar com possíveis mudanças no cronograma.

Eu não falo inglês, terei um guia brasileiro comigo?

Sim. Nossas expedições contam com guia brasileiro durante todo o trekking, responsável por conduzir o grupo, orientar sobre segurança, ritmo, aclimatação e intermediar qualquer comunicação necessária.

Além disso, trabalhamos com equipe local nepalesa, que no geral fala Inglês e Espalhol, mas toda a interface principal, decisões, explicações e suporte é feita pelo guia brasileiro, garantindo que você compreenda tudo mesmo sem falar inglês.

Qual a média de gasto além do pacote contratado?

Os gastos extras no EBC são relativamente previsíveis. A média fica entre USD 350 e 550 por pessoa, dependendo do perfil de consumo.

Principais despesas fora do pacote:

  • Refeições adicionais e bebidas nas teahouses (chá, cafés, sobremesas, lanches).

  • Água mineral ao longo da trilha.

  • Banho quente, quando disponível (pago por uso).

  • Carregamento de bateria e wi-fi, que também são cobrados em algumas vilas.

  • Gorjetas para equipe local (prática comum no Nepal).

  • Compras pessoais como lembranças e itens de higiene.

É recomendável levar dólares em espécie e manter uma margem de segurança para eventualidades.

Onde é melhor comprar meus equipamentos? Nepal ou levar do Brasil?

Leve seus roupas e equipamentos que você já tem, como:

  • Bota de trekking

  • Mochila

  • Casacos técnicos (segunda pele, fleece, anorak)

  • Bastões

  • Meias térmicas

No Nepal, especialmente em Kathmandu, você encontra muitas lojas e preços atraentes, mas a maioria dos produtos é genérica ou réplica. Então nosso guia brasileiro vai junto com você nas lojas de produtos originais, em KTM é possível comprar roupas para frio extremo e acessórios , como:

  • plumas

  • Fleece com gramatura elevada

  • Buffs

  • Gorro

  • Luvas mais técnicas para frio extremo

  • Protetor solar

  • Pequenos itens de higiene ou organização

Em resumo:
Itens de uso recorrente → Brasil
Roupas para frio extremo, acessórios e reposições → Nepal

Como funcionam a compra das passagens do Brasil pro Nepal e qual é o melhor momento pra comprar?

As passagens são adquiridas diretamente pelo viajante, pois cada pessoa pode escolher datas de ida/volta diferentes, rotas específicas ou aproveitar milhas. Não incluímos o aéreo internacional no pacote justamente para dar flexibilidade.

Como funciona na prática:

  1. Você escolhe a data do grupo e procura voos com destino a Kathmandu (KTM).

  2. Normalmente há conexões no Oriente Médio (Qatar, Emirates, Etihad) ou na Ásia (Turkish via Istambul).

  3. Após emitir, basta enviar o e-ticket para alinharmos sua chegada dentro do cronograma da expedição.

Melhor momento para comprar:
O ideal é emitir entre 3 e 5 meses antes da viagem. Esse período costuma oferecer melhor equilíbrio entre preço e disponibilidade. Em alta temporada do EBC (março–maio e outubro–novembro), comprar com antecedência tende a evitar tarifas mais altas.

Dica: use alertas de preço e verifique voos com partidas flexíveis (+1 ou –1 dia), pois isso normalmente reduz bastante o custo final.

Como funciona o carregamento de energia e Wi-Fi?

Energia é paga em quase todas as vilas. Wi-Fi (Everest Link) é pago, instável e varia conforme clima e altitude.

Qual é o tamanho do grupo e a proporção de guias?

Nossos grupos para o Nepal geralmente são pequenos, entre 5  a10 participantes, mas o máximo são 14 pessoas (nunca tivemos)
Em geral, temos 1 guia brasileiro + 2 guias da equipe local para suporte e logística.Acima de 12 pessoas pedemos subir para 3 guias locais!

Preciso tomar algum medicamento preventivo?

Pode haver indicação de Diamox, mas a decisão é médica. A Chapada Trekking não prescreve. O briefing orienta quando o uso é recomendado.

VALOR DA EXPERIÊNCIA

INVESTIMENTO:
Grupos de 2 até 4 pessoas: U$4.800
Grupos a partir de 5 pessoas: U$3.580
(Valor em dólares por pessoa)

FORMAS DE PAGAMENTO:
4 parcelas de U$250 via Wise, desde que a última parcela seja paga até o início da viagem + restante pago em dólares em espécie, no check- in em Katmandu.

 

INCLUSO NO ROTEIRO:

  • Guia brasileiro (grupos mínimos de 5 pessoas)
  • Guia local credenciado
  • 1 Carregador para cada 2 pessoas
  • Recepção no aeroporto e traslado ao hotel em veículos particulares
  • 3 noites de Hotel em Kathmandu (Acomodação 3 estrelas)
  • Café da manhã todos os dias
  • Vôo Kathmandu ou Rameshappe – Lukla (ida e volta)
  • Refeições completas (café da manhã, almoço e jantar) durante a caminhada
  • Licença de Trekking (TIMS)
  • Autorização de acesso ao Parque Nacional Sagarmatha
  • Taxas governamentais e outros royalties
  • Alojamento nos tradicionais lodges e hospedarias durante o trekking
  • Consultoria pré-expedição
  • Desconto de 10% mais frete grátis na Columbia Brasil.

O QUE NÃO ESTÁ INCLUSO NO ROTEIRO:

  • Vôo internacional
  • Refeições em Katmandu
  • Transporte para lojas e restaurantes em Katmandu
  • Saco de dormir (Temos para alugar)
  • Seguro Viagem Internacional (Obrigatório)
  • City tour ou Ingressos a monumentos ou templos em Katmandu
  • Visto de Entrada para o Nepal ( feito no Aeroporto, U$50)
  • Gorjetas para guias e Sherpas
  • Outros ítens não mencionados na aba O QUE ESTÁ INCLUSO