SALKANTAY – MACHU PICCHU

18 A 25 DE JULHO DE 2026
Origem: Cusco - Peru
Duração: 8 Dias / 7 Noites
Distância: 70Km
Dificuldade: Difícil
Intensidade física: ALta
Altitude Máxima: 4.650m

Vamos conhecer uma das trilhas mais bonitas do planeta, a trilha SALKANTAY, que nos levará até a antiga “cidade perdida dos incas”: Machu Picchu, considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Serão 3 dias de passeios de aclimatação nos arredores de Cusco, mais 5 dias de trekking nos Andes Peruanos, com picos nevados, lagunas de águas cristalinas, florestas tropicais, a história e cultura do povo Inca, que tornarão nossa experiência única.

continuar lendo

DESTAQUES

  • Caminhada para Machu Picchu fazendo a trilha Salkantay 5D / 4N.
  • Paso Abra Salkantay, a 4600m acima do nível do mar.
  • Acampamentos diferenciados e longe do tumulto, vivenciando muito mais contato com a natureza local
  • Explore paisagens e novos ecossistemas durante a Trilha Salkantay
  • Contemplação de uma vista privilegiada de Machupicchu desde LLactapata
  • Visita guiada em Machu Picchu, com explicações sobre o local.
  • Trajeto percorrido de trem no retorno de Aguas Calientes a Ollantaytambo

TURISMO SUSTENTÁVEL – AJUDA COMUNITÁRIA

  • Se reservar esta viagem, você estará fazendo uma doação para dar um pequeno-almoço especial de Natal para as crianças de baixa renda no Departamento de Cusco.
Itinerário

 

DIA 1: CUSCO, (WALK TOUR) e BRIEFING DE APRESENTAÇÃO.

Dia de boas vindas, neste dia de chegada, teremos um passeio a tarde para conhecer um pouco da história de Cusco, que foi a capital do Império Inca.
Reserve pra chegar no dia anterior ou neste dia pela manhã, estes 3 primeiros dias serve para uma melhor aclimatação para o trekking do Salkantay.

Incluso: Guia local

 

DIA 2: CUSCO – PISAC – OLLANTAYTAMBO – CHINCHERO (VALE SAGRADO)

Este dia é um passeio do dia inteiro conhecendo um pouco da história do Império Inca, passando pelos sítios Arqueológicos de Pisaq, seu mercado de artesanatos, uma parada para almoço e seguimos para Ollantaytambo,outro sítio arqueológico de grande relevância. No final dop dia Iremos para Chinchero, visitar um centro de artresanato local, in,icio da noite estraremos em Cusco.

Incluso: Transporte privado, guia local, almoço e ingressos.

 

DIA 3: SACASYHUAMAN – QENQO – PUCA PUCARA, TAMBOMACHAY

Começamos o passeio ás 8h da manhã e iremos explorar os sítios arqueológicos de Sacasyhuaman, Qenqo, Puca pucara e TamboMachay,
Voltamos para cidade próximo ao meio dia, tarde livre para podermos arrumar as coisas para o trekking de Salkantay.

Incluso: transporte privado, Guia local e ingressos para os atrativos.

DIA 4: CUSCO – SORAYPAMPA – HUMANTAY LAKE – SALKANTAY PAMPA

A partir das 4h da manhã, começamos a buscar as pessoas do grupo em seus respectivos hoteis. Seguiremos em nossa van particular em direção à cidade de Mollepata, onde aproveitaremos o local para tomar café da manhã buffet e depois continuaremos a viagem por mais 1h até chegarmos a Soraypampa, que será o início de nossa caminhada.. Ao longo do percurso você pode desfrutar de uma vista espetacular das aldeias Iscuchaca, Limatambo, de vales impressionantes e da espetacular montanha coberta de neve Salkantay. O primeiro lugar que visitaremos na trilha será a famosa lagoa Humantay, que está localizada em uma altitude de 4200m. Para chegar a este lugar, subiremos por aproximadamente uma hora e meia margeando o rio, até chegarmos a este maravilhoso lugar natural. Depois de algum tempo para descansar e tirar fotos, desceremos em direção a Soraypampa novamente para almoçar, pois à tarde continuaremos o resto da caminhada de 2h, até chegarmos ao acampamento Salkantay Pampa, localizado a 4400 metros acima do nível do mar. Este acampamento é um dos mais próximos dos picos nevados, e seremos um dos poucos grupos que pernoitarão neste local. Ao anoitecer, após o jantar, desfrutaremos de um céu completamente estrelado.

Refeições inclusas: café da manhã – Almoço – Chá da Tarde – Jantar
Alojamento: Acampamento em Barracas
Distância: 12km
Tempo: 6h aproximadamente
Dificuldade: moderada
Elevação máx: 3.993m

Pernoite
Acampamento Soyroccocha

Refeições inclusas:
Café da manhã / Almoço/ Chá da tarde/ Jantar

Duração
6 horas de caminhada

Distância
13.76Km

Dificuldade
Moderada

Elevação Máx
3.993m

DIA 5: SALKANTAYPAMPA – SALKANTAY PASS – COLLPAPAMPA

Nosso segundo dia de trekking começa bem cedo, com chá de coca servido em nossas barracas e depois tomaremos um café da manhã na barraca refeitório, para sairmos às 6 da manhã do acampamento, iniciando a subida ao Paso Salkantay, que está localizado a 4600 metros acima do nível do mar. A primeira parte da subida ao setor Soyrococha é por um caminho íngreme de aproximadamente 2 horas, o qual percorreremos com calma, para não sofrermos com a altitude. Já em Soyrococha, apreciaremos como os raios do sol são projetados no cume da neve e, após um breve descanso, continuaremos por mais 2 horas até chegarmos ao Paso propriamente dito, onde nosso guia dará uma explicação detalhada do local. Esse é o momento ideal para as fotos, já que a partir daqui começa a descida até o local do almoço, através de uma caminhada de 2 horas. Depois do almoço e de um breve descanso, continuamos a descida por 4 horas adicionais até chegar ao acampamento Collpapampa onde passaremos a noite.

Refeições inclusas: Café da manhã – Almoço – chá da tarde – jantar
Alojamento: Acampamento em barracas
Distância: 18km
Tempo: 8h aproximadamente
Dificuldade: Difícil
Elevação máx: 4.650m

Pernoite
acampamento Colpapampa

Refeições inclusas
Café da manhã / Almoço/ Chá da tarde/ Jantar

Duração
Aprox. 8 horas de caminhada

Distância
18.27KM

Dificuldade
Difícil

Elevação Máx
4.650m

DIA 6: COLPAPAMPA – COLLPAPAMPA – COCALMAYO (FONTES TERMAIS – OPCIONAL) – LUCMABAMBA

Hoje passamos pelo nosso ponto médio. Em comparação com o resto dos dias anteriores, esta seção é considerada a mais fácil, pois a caminhada é em terreno plano na maior parte parte e cruzaremos muitos campos cultivados como café, maracujá, cacau entre outros. As condições climáticas nesta parte serão muito mais favoráveis, já que não há maior altitude, sendo a principal característica um clima úmido e bastante tropical. Chegamos a maravilhosa Lucmabamaba para almoçar com tempo livre para descansar.

Após o almoço, teremos uma incrível experiência de interação o ambiente da agricultura familiar local. Visitaremos uma pequena plantação agroflorestal, aprendendo sobre os diferentes tipos de café cultivados ali e todo o seu processo de produção, com uma deliciosa degustação no final. Um tour opcional também será oferecido no período da tarde: os banhos termais de Cocalmayo, que estão localizados a uma hora de carro do nosso acampamento (ida). Este passeio deve ser contratado a parte, mas vale muito a pena para descansar os músculos e relaxar, pois o dia seguinte será o mais extenso em distância.

Refeições: Café da manhã- Almoço – Chá da Tarde – Jantar
Pernoite: Acampamento em barracas
Distância: 14km
Tempo: 5 a 6 horas aproximadamente
Dificuldade: moderada.
Elevação máx: 2.906m

Pernoite
Acampamento Lucmabamaba

Refeições inclusas
Café da manhã / Almoço/ Chá da tarde/ Jantar

Duração
Aprox 5 a 6 horas de caminhada

Distância
17.3Km

Dificuldade
moderada

Elevação máx
2.906m

DIA 7: LUCMABAMBA – LLAQTAPATA – HIDRELÉTRICA – AGUAS CALIENTES.

Depois de sermos acordados com uma bebida quente, deixaremos nosso acampamento às 5 da manhã para iniciar uma subida de aproximadamente 3 horas por uma antiga e remota Trilha Inca original, até as Ruínas de Llactapata, a 2.800 metros acima do nível do mar, com uma vista privilegiada bem de frente para Machu Picchu as montanhas circundantes.

Depois de um breve descanso e de apreciarmos a vista, desceremos por cerca de 2h até o setor conhecido como hidrelétrica, a principal fonte de energia para Cusco, onde almoçaremos. Na sequência, seguiremos pela ferrovia até chegarmos à cidade de Aguas Calientes,  este percurso é plano, mas levará aproximadamente 3 horas. Já em Aguas Calientes, nos instalaremos no hotel para jantar e descansar.. A partir desse momento, estaremos mais perto do que nunca da icônica Machu Picchu e da antiga muralha que circunda a Cidadela Inca.

Refeições: Café da Amanhã – Almoço – Jantar
Alojamento: Hotel
Distância: 24km
Tempo: 9hrs aproximadamente
Dificuldade: Difícil
Elevação máx: 2.700m 

Pernoite
Pousada em Águas Calientes

Refeições inclusas
Café da manhã/ Almoço e Jantar

Duração
9 horas de caminhada

Distância
28KM

Dificuldade
Difícil

Elevação máx
2.700m

DIA 8: AGUAS CALIENTES – MACHU PICCHU – CUSCO

Acordaremos cedo para o último dia de aventura e emoção. Chegou o grande dia de visitarmos Machu Picchu! Às 7 da manhã após o café da manhã, nosso guia nos buscará no hotel para irmos à rodoviária que nos levará por uma estrada de 30 minutos até a entrada da cidade inca de Machu Picchu, onde passaremos pelo ponto de controle para subir até a casa do guardião e poderemos aproveitar e tirar fotos clássicas do local. As próximas 3 horas serão para aproveitar ao máximo o sítio arqueológico e explorar com nosso guia, que nos mostrará cada detalhe do local, visitando templos, praças e casas importantes e contando sobre a história. Terminada a visita, voltamos a Águas Calientes para um almoço, e à tarde retornamos de trem à estação de Ollantaytambo e depois mais um trecho de volta em van, até Cusco, chegando aproximadamente às 20h00 no centro da cidade. (FIM DOS NOSSOS SERVIÇOS)

Refeição inclusa: Café da manhã
Dificuldade: Fácil
Distância: entre 3KM a 6KM ( varia se você descer a pé)
Elevação máx: 2.720m

Pernoite
Hotel em Cusco

Refeição inclusa
Café da manhã

Duração

Full day ( dia inteiro de passeio)

Distância

aprox 3,5Km de caminhada

Dificuldade

Fácil

Elevação máx

2.720m

Valor da Experiência
US$1.100 (dólares por pessoa)

*Saída confirmada com mínimo de 8 pessoas

*Valor corresponde a 3 dias de aclimatação + 4 dias de trekking + 1 dia visita guiada a Machu Picchu

FORMAS DE PAGAMENTO:

1 parcelas de U$300 dólares americanos + U$800 dólares em dinheiro no check- in em Cusco.

Transferência em dólares via WISE

O QUE ESTÁ INCLUSO

  • Ingressos para Machu Picchu
  • Visita guiada a Machu Picchu
  • Guias locais profissionais
  • Guia líder da Chapada Trekking
  • 3 dias de passeio de aclimatação
  • Transporte privado para 2 dias dos passeios de aclimatação
  • Ingressos para Pisac, Ollantaytambo, Tambomachay, Qenqo, Sacasyhuaman e Pucapucara
  • Refeições conforme indicado no itinerário na Trilha Salkantay
  • Passagens de ônibus de águas Calientes a Machu Picchu ida.
  • Kit de primeiros socorros, incluindo garrafa de oxigênio de emergência
  • Passagem de trem de Aguas Calientes para Ollantaytambo.
  • Jantar em Águas Calientes em um restaurante turístico
  • Hotel em Águas Calientes com banheiros privados acomodação dupla
  • Mulas e cavalos (para equipamentos e itens pessoais), incluindo cavaleiros, 7 kg de itens pessoais, como roupas extras, sacos de dormir, etc.
  • Provisão de um cavalo em caso de emergência como doença de forma que assegure a excursão seja completada por todos os participantes
  • Barracas duplas para os acampamentos
  • Isolantes térmicos
  • Água fervida para beber e lavarO QUE NÃO ESTÁ INCLUSOSeguro viagem (Obrigatório)
    Refeições não detalhadas no roteiro
    Hospedagem em Cusco
    Passagens aéreas
    Bastões de caminhada – Pode alugar por U$15 dólares americanos
    Saco de dormir – Pode alugar por U$ 25 dólares americanos por pessoa
    Transfer Aeroporto x Hotel (chegada)
    Ônibus de Machu Pichu para Aguas Calientes (pode comprar no dia ou descer a pé)
    Almoço no último dia em Aguas Calientes
    Gorjetas (valor sugerido p/ dividir entre a equipe de cozinha, arrieiros e guias: $50)
    Extras (cervejas, aguas termais etc)
Política de Cancelamento
  • Para que o roteiro aconteça, é necessária a formação de um grupo mínimo de 8 pessoas. Em caso de não formação do grupo, ocorrerá a devolução de 100% do valor pago para a reserva.
  • A desistência voluntária por parte do cliente antes da viagem deverá ser formalizada por escrito e enviada para a Chapada Trekking – Montanhismo através do email [email protected] seguindo a política de devolução descrita abaixo:
  1. Caso a desistência seja formalizada em até 46 dias antes do inicio do serviço implicará o pagamento de taxa de 20% do valor pago.
  2. De 21 a 45 dias – taxa de 50% do valor pago
  3. Em 20 dias ou menos do início – Neste caso, tendo em vista que a Chapada Trekking necessita remunerar hotéis, ingressos e prestadores de serviços, o valor é não reembolsável.
  4. Ingressos para entrada e transporte até Machu Picchu que já tenham sido adquiridos pela equipe não são reembolsáveis, por serem nominais. Soma-se portanto esse valor na multa de cancelamento.

O não comparecimento na data, hora e local de apresentação determinados para o embarque será considerado no-show, implicando na perda total do valor pago. O passageiro que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem o direito a reembolso.

OBS Gerais

OBSERVAÇÕES GERAIS:

ALTERAÇÕES:

Os roteiros podem sofrer alterações devido a condições climáticas e podem ser adaptados às necessidades de nossos clientes.

SEGURANÇA:

Mesmo com todas as precauções e cuidados durante o roteiro as atividades só serão realizadas mediante a assinatura do Termo de Conhecimento de Risco.

ALIMENTAÇÃO:

A alimentação é fornecida e preparada pela nossa equipe local, podemos adequar alimentação vegetaria e/ou vegana para nossos clientes.

IMPORTANTE:

Confira as datas, programação e tudo que está incluso no seu pacote.

Documentação Exigida:

– Carteira de Identidade original emitida pela Secretaria de Segurança Pública, em bom estado, com data de expedição inferior à 10 anos ou passaporte válido para brasileiros;

– Passaporte com validade mínima de 6 meses e devidos vistos (para estrangeiros)

ATENÇÃO:

O Seguro viagem internacional é OBRIGATÓRIO ( caso não contrate não poderá participar da expedição) Não serão aceitos em hipótese alguma: documentos vencidos, fotocópias, carteira de motorista, documentos classistas (OAB, CRM, CREA, etc.). Qualquer tipo de problemas de documentação que acarrete a não possibilidade de embarque será de inteira responsabilidade do passageiro e também implicará na perda total da viagem de acordo às condições contidas no contrato geral de viagens internacionais.

Não é obrigatório, mas é muito importante que você viaje com o seu passaporte. Existe um acordo entre vários países da América Latina para que a carteira de identidade local seja aceita de um país a outro. Mas esse acordo algumas vezes não é respeitado em algumas regiões fronteiriças onde os fiscais tentam se valer da falta de passaporte para tirar dinheiro dos viajantes. Além do mais essa carteira de identidade brasileira é um documento fajuto e de fácil falsificação. Levanta dúvidas de identificação até mesmo no Brasil. Portanto, aconselhamos você a viajar com o seu passaporte para evitar possíveis aborrecimentos. Outro motivo para você levar o seu passaporte é que futuramente pode querer folheá-lo para relembrar as viagens que já fez e ver que lá estão os carimbos de entrada e saída do Peru e outros países por onde passar.

Necessitamos de algumas informações (IMPORTANTE)

– Cartão de embarque com número do voo e horário de chegada em Cusco

– Cartão de embarque com número do voo e horário de saída de Cusco

– Case chegue antes da expedição: Hotel que estará em Cusco, com data de check in e check out

– Lembre-se as barracas são duplas e compartilhadas, para 2 homens e 2 mulheres, para a reserva de barraca privada, favor enviar um email solicitado, haverá acréscimo no valor.

– O saco de dormir e vestuário adequado são de responsabilidade do cliente ( Enviaremos por email um check list completo de equipamentos e vestuários)

– Para aluguel de equipamento, favor enviar um email solicitando.

O QUE LEVAR

Criamos um check-list para auxiliar seu planejamento.
Os itens selecionados são sugestões de produtos e de equipamentos que normalmente utilizimos nesta expedição.

Se achar que falta alguma coisa, por favor acrescente o que você achar necessário.
Coloquei a quantidade ideal de cada item, mas cada pessoa sabe exatamente o que é importante para ela, por isso se você acha que quatro pares de
meias são insuficientes, fique a vontade.
Porém evitem levar excesso de roupas e/ou equipamentos.

Equipamentos – Check List

  • Bom humor e disposição é fundamental
  • Mochila cargueira (Mínimo 50 litros)
  • Capa de Chuva ou Anorak ( IMpermeável)
  • Saco de dormir para frio extremo ( recomendamos 0º ou abaixo de 0º)
  • Cantil ou Garrafas Pet
  • Head Lamp + pilhas extras
  • power bank
  • Repelente para insetos
  • Protetor solar
  • Kit de higiene pessoal (c/ papel higiênico)
  • Sacos, p/ lixo, manter roupas secas e p/ as sujas (recomendo de 50 litros)
  • Câmera fotográfica, cartões de memória e pilhas
  • Bastãos de caminhada(Opcional)
  • Óculos de sol (opcional)
  • Toalha de camping(opcional)
  • medicamentos pessoais

Vestuário Básico

  • Bota ou tênis de trekking ( impermeável, previamente usadas)
  • Capa de Chuva ou poncho
  • Anorak (impermeável)
  • 1 casaco Fleece fino
  • 1 casaco fleece grosso ou casaco de pluma
  • Jaqueta de pluma de ganso ou similar
  • Camisetas com proteção UV50
  • Roupa extra para se trocar na volta da trilha
  • 2 calças segunda pele
  • 2 camisas segunda pele
  • 1 par de luvas
  • 2 a 3 Pares de meias
  • 1 par de meis de lã de alpaca para dormir
  • Chapéu ou boné (Melhor com proteção pra nuca e orelhas)
  • Calça e bermuda de trekking
  • Gorro (Inverno)
  • Sandálias*Os vestuários de frio é facilmente encontrado em Cusco.
Dúvidas Frequentes

Qual o nível de dificuldade desta trilha?

O trekking para o Everest Base Camp é classificado como moderado a difícil. A principal razão é a altitude, que chega a mais de 5.000 m, somada ao tempo total de caminhada e ao desgaste físico acumulado. São 12 dias consecutivos de trilha, com subidas longas, terreno irregular e pouca oxigenação.

Mesmo assim, é acessível para quem possui bom preparo físico, capacidade de adaptação ao frio e disposição para seguir um ritmo constante de aclimatação. Não exige experiência técnica, mas exige resistência, disciplina e atenção às orientações do guia.

Posso deixar minha bagagem extra no hotel em Kathmandu?

Sim. A hospedagem escolhida oferece sala de bagagens para o período do trekking.

Qual a altitude máxima do roteiro?

5.545 m no Kala Patthar e 5.364 m no Everest Base Camp.

Há limite de idade?

Não há limite oficial. O que importa é aptidão física, exames médicos e capacidade de aclimatação.

Quantas horas caminhamos por dia?

De 4 a 8 horas, dependendo da etapa e da aclimatação.

Preciso carregar peso?

Sim. Você carrega apenas a mochila de ataque com água, casaco, câmera e itens pessoais do dia. Sua bagagem principal segue em duffel bags com os porters, limitada ao peso estabelecido no briefing.

Qual a temperatura durante o trekking?

De -15ºC a 10ºC dependendo da altitude, época e horário. As noites em Gorak Shep podem chegar a -20ºC.

Qual é o maior risco do roteiro?

Mal Agudo de Montanha (AMS). Por isso seguimos cronograma de aclimatação, hidratação adequada e monitoramento diário dos sintomas.

Se eu passar mal, como funciona o resgate?

Em caso de mal-estar ou suspeita de problemas relacionados à altitude, o protocolo é imediato: o guia avalia a situação, reduz o ritmo, ajusta a aclimatação e decide se é necessário descer.

Se houver agravamento, o procedimento padrão é evacuação rápida por helicóptero, que opera em praticamente todo o vale do Khumbu. O resgate é acionado por nós e o seguro viagem com cobre toda a evacuação e hospitalização, por isso exigimos um SEGURO OBRIGATÓRIO para o EBC.

O helicóptero leva o trekker para um hospital em Kathmandu ou Lukla, dependendo da gravidade. O guia acompanha todo o processo de comunicação, acionamento e suporte até a estabilização.

Onde dormimos durante o trekking?

As hospedagens são feitas em lodges simples administrados por famílias locais. Os quartos geralmente são duplos ou triplos, com camas básicas, colchão firme e cobertores. O aquecimento é limitado ou inexistente nos quartos; normalmente apenas o salão principal possui aquecedor a lenha.

Os banheiros variam entre compartilhados e privativos, dependendo da vila e da altitude. É importante ir preparado para infraestrutura essencial, sem expectativas de conforto elevado.

Preciso de visto para o Nepal?

Sim. Brasileiros precisam de visto para entrar no Nepal. O processo é simples e pode ser feito na chegada, diretamente no aeroporto de Kathmandu, ou antecipado pelo sistema online oficial do governo. É necessário apresentar passaporte válido, preenchimento do formulário e o pagamento de uma taxa de U$50 (2025)

Como é o voo pra Lukla e o que acontece em caso de atrasos?

O voo para Lukla é curto, geralmente cerca de 45 minutos, operado por aeronaves pequenas. A aproximação e o pouso exigem condições climáticas favoráveis, por isso as companhias só decolam quando há segurança plena para operar. É um voo considerado seguro, porém altamente dependente de clima.

O que acontece em caso de atrasos?
Atrasos e cancelamentos são comuns, especialmente por neblina ou ventos fortes. Se o voo não sair:

  1. A companhia remarca automaticamente para o próximo horário disponível.

  2. Se o clima permanecer fechado, o voo pode ser transferido para o dia seguinte.

  3. Em cenários de bloqueio prolongado, há a opção de contratar helicóptero, que opera com mais flexibilidade climática, mas tem custo adicional.

Por isso, o roteiro prevê margem de segurança e planejamento para lidar com possíveis mudanças no cronograma.

Eu não falo inglês, terei um guia brasileiro comigo?

Sim. Nossas expedições contam com guia brasileiro durante todo o trekking, responsável por conduzir o grupo, orientar sobre segurança, ritmo, aclimatação e intermediar qualquer comunicação necessária.

Além disso, trabalhamos com equipe local nepalesa, que no geral fala Inglês e Espalhol, mas toda a interface principal, decisões, explicações e suporte é feita pelo guia brasileiro, garantindo que você compreenda tudo mesmo sem falar inglês.

Qual a média de gasto além do pacote contratado?

Os gastos extras no EBC são relativamente previsíveis. A média fica entre USD 350 e 550 por pessoa, dependendo do perfil de consumo.

Principais despesas fora do pacote:

  • Refeições adicionais e bebidas nas teahouses (chá, cafés, sobremesas, lanches).

  • Água mineral ao longo da trilha.

  • Banho quente, quando disponível (pago por uso).

  • Carregamento de bateria e wi-fi, que também são cobrados em algumas vilas.

  • Gorjetas para equipe local (prática comum no Nepal).

  • Compras pessoais como lembranças e itens de higiene.

É recomendável levar dólares em espécie e manter uma margem de segurança para eventualidades.

Onde é melhor comprar meus equipamentos? Nepal ou levar do Brasil?

Leve seus roupas e equipamentos que você já tem, como:

  • Bota de trekking

  • Mochila

  • Casacos técnicos (segunda pele, fleece, anorak)

  • Bastões

  • Meias térmicas

No Nepal, especialmente em Kathmandu, você encontra muitas lojas e preços atraentes, mas a maioria dos produtos é genérica ou réplica. Então nosso guia brasileiro vai junto com você nas lojas de produtos originais, em KTM é possível comprar roupas para frio extremo e acessórios , como:

  • plumas

  • Fleece com gramatura elevada

  • Buffs

  • Gorro

  • Luvas mais técnicas para frio extremo

  • Protetor solar

  • Pequenos itens de higiene ou organização

Em resumo:
Itens de uso recorrente → Brasil
Roupas para frio extremo, acessórios e reposições → Nepal

Como funcionam a compra das passagens do Brasil pro Nepal e qual é o melhor momento pra comprar?

As passagens são adquiridas diretamente pelo viajante, pois cada pessoa pode escolher datas de ida/volta diferentes, rotas específicas ou aproveitar milhas. Não incluímos o aéreo internacional no pacote justamente para dar flexibilidade.

Como funciona na prática:

  1. Você escolhe a data do grupo e procura voos com destino a Kathmandu (KTM).

  2. Normalmente há conexões no Oriente Médio (Qatar, Emirates, Etihad) ou na Ásia (Turkish via Istambul).

  3. Após emitir, basta enviar o e-ticket para alinharmos sua chegada dentro do cronograma da expedição.

Melhor momento para comprar:
O ideal é emitir entre 3 e 5 meses antes da viagem. Esse período costuma oferecer melhor equilíbrio entre preço e disponibilidade. Em alta temporada do EBC (março–maio e outubro–novembro), comprar com antecedência tende a evitar tarifas mais altas.

Dica: use alertas de preço e verifique voos com partidas flexíveis (+1 ou –1 dia), pois isso normalmente reduz bastante o custo final.

Como funciona o carregamento de energia e Wi-Fi?

Energia é paga em quase todas as vilas. Wi-Fi (Everest Link) é pago, instável e varia conforme clima e altitude.

Qual é o tamanho do grupo e a proporção de guias?

Nossos grupos para o Nepal geralmente são pequenos, entre 5  a10 participantes, mas o máximo são 14 pessoas (nunca tivemos)
Em geral, temos 1 guia brasileiro + 2 guias da equipe local para suporte e logística.Acima de 12 pessoas pedemos subir para 3 guias locais!

Preciso tomar algum medicamento preventivo?

Pode haver indicação de Diamox, mas a decisão é médica. A Chapada Trekking não prescreve. O briefing orienta quando o uso é recomendado.

O roteiro pode sofrer alterações de acordo com fatores climáticos e qualquer outra situação externa que ponha em risco a vida ou segurança do grupo.