TOUR DU MONT BLANC

6 anos consecutivos ganhadores do certificado de excelência do TripAdvisor 2019, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025

DATAS: Lançamento em Breve

Viva essa experiência única no coração dos Alpes! O Tour du Mont Blanc é o trekking mais famoso da Europa. Ele percorre cerca de 170km, passando por 3 países: França, Itália e Suíça. O TMB dá uma volta pelo maciço do Mont Blanc, 4.810 metros, sendo a montanha mais alta dos Alpes.

O cenário deste roteiro é sem dúvidas um dos mais bonitos do mundo, onde percorreremos vales e bosques, passos de montanha, contemplando  glaciares, rios, cachoeiras, picos nevados e vilas típicas alpinas, com casas feitas inteiramente de pedras, ou cabanas de madeira  e seus charmosos jardins floridos.
Enfim, um sonho pra todos aqueles que, assim como nós, são apaixonados por trekking!

NOSSO DIFERENCIAL

Temos 26 anos de experiência em Trekking e somos a única a agência brasileira a fazer o TMB completo, sem cortar etapas ou trechos!
Já conduzimos milhares de pessoas durante essa últimas 2 décadas e todos os nosso roteiros incluem:Hospedagem, alimentação e transporte privado para ínicio e final da trilha.

Segundo o site TripAdvisor, estamos entre os 10% das melhores agências de turismo do mundo, temos o SELO DE EXCÊLENCIA 2019, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025.

Origem: Chamonix França
Duração: 12 Dias / 11 Noites
Distância: 170km
Dificuldade: Muito Difícil
Intensidade física: Alta
Altitude Máxima: 2.600m
Ganho de Elevação: 10.274 metros
Perda de Elevação: 10.248 metros
Itinerário


Temos uma lista VIP para anunciar em prima mão as dats de 2026, com descontos e antecipadamente!
LISTA DE ESPERA TMB 2026

DIA 0 : CHEGADA EM CHAMONIX (França)

Do Brasil a Chamonix, a melhor opção é chegar por Genebra, na Suíça. Há transporte a cada 1 hora saindo do aeroporto de Genebra para Chamonix; a vigem dura cerca de 1h30m. A charmosa Chamonix na França, é o berço do montanhismo, a cidade é muito linda e respira esportes de montanha. Teremos, portanto, o 1º dia para checarmos os equipamentos, comprarmos o que falta, resolvermos qualquer imprevisto, nos ambientarmos ao fuso e fazermos um briefing durante o jantar.
(Você pode chegar até alguns dias antes em Chamonix)

Incluso: Checagem de equipamentos, acompanhamento para compras em Chamonix
Não incluso: Traslado Genebra x Chamonix, hospedagem em Chamonix

 

 DIA 01: CHAMONIX/ LES HOUCHES/ LE MIAGE

Sairemos cedo de Chamonix de ônibus (10min em transporte público) para Les Houches, onde iniciaremos nosso trekking. Subiremos para o Col de Voza, onde teremos uma bela vista do Mont Blanc. De lá, seguiremos para os Chalés de Miage, um lugar lindo, aos pés do Dômes de Miage e seus Glaciares.

Distância:14.45km
Tempo de caminhada: 7 a 8 horas
Ganho de Elevação: Aprox. 1.303m
Perda de Elevação: Aprox: 400m
Incluso: Café da Manhã/ Almoço/Jantar e acomodação em Lodge

 

DIA 02: LE MIAGE/ REFÚGIO LE BONHOMME

Após o café da manhã, desceremos o Val montjoie, passaremos por Les Contamines e pouco a pouco vamos deixar a civilização para encontrar os pastos e paisagens de alta montanha. Esse será um dia duro, com paisagens incríveis, onde vamos atravessar (a depender do clima) um pequeno campo de gelo antes do Col do Bonhomme (2.329m), que será nosso principal desafio do dia. Em seguida, chegaremos ao refúgio de La Croix du Bonhomme.

Distância: 19.96 KM
Tempo de caminhada: 9 horas
Ganho de elevação: Aprox: 1.460m
Perda de elevação: Aprox: 400m
Incluso: Café da manhã, Jantar e acomodação em refúgio.


DIA 03: REFÚGIO LE BONHOMME/ REFÚGIO ELISABETTA

Em mais um dia de beleza exuberante, a trilha passa por áreas remotas onde é possível avistarmos marmotas e chamoins, as cabras montanhesas. Vamos cruzar o Col de Seigne (2.515m), fronteira entre França e Itália, um local com uma das paisagens mais espetaculares de todo o roteiro, com vista para o Mont Blanc e Aiguille dês Glaciares.

Distância: 20.5KM
Tempo de caminhada: 7 a 8 horas
Ganho de elevação: Aprox: 1.069m
Perda de elevação: Aprox: 1.100m
Incluso: Café da manhã, Jantar e acomodação em refúgio.


DIA 04: REFÚGIO ELISABETTA/ COUMAYER

Após o café da manhã, seguimos em direção a Courmayer, este trecho da trilha é incrivelmente bonito, repleto de lagos que espelham as montanhas e o céu, mostrando uma paisagem alpina de tirar o fôlego. Teremos, então, uma subida para o Col Chécroui e depois uma longa descida pra Coumayer, cidade que é a meca italiana do Alpinismo.

Distância: 17.78m
Tempo de caminhada:8 horas
Ganho de elevação: Aprox:512m
Perda de elevação: Aprox:1.490m
Incluso: Café da manhã, Jantar e acomodação em refúgio.


DIA 05: Dia de descanso

Nosso 5º teremos um dia off em Courmayer para descanso, lavar roupas e para quem quiser é possível fazer alguma atividade como visitar o teleférico Skyway Monte Bianco, com vista incrível do Mont Blanc e Grand Jorasses!

Incluso: Café da manhã
Não inclui: Almoço e Jantar

 

DIA 06: COURMAYER/ CHALET VAL FERRET 

Um dia de beleza exuberante, vista excepcional para o Grand Jorasses, montanha mítica dos Alpes Italianos. Passaremos pelo refúgio Bonatti e seguiremos para o Chalet Val Ferret, onde dormiremos!

Distância: 18,70km
Tempo de caminhada: 8 horas
Ganho de elevação: Aprox: 1.140m
Perda de elevação: Aprox: 589m
Jantar e acomodação em refúgio.

DIA 07: CHALET VAL FERRET/ LA FOULY

Saída cedinho para alcançarmos o belo refúgio Elena, começaremos nos despedindo da etapa Italiana e do Val Ferret. Faremos a subida ao Grand Col Ferret, que marca a fronteira entre a Itália e a Suíça. Durante a subida, apreciaremos as vistas sobre as geleiras do lado sul do maciço. A partir deste ponto estratégico, desceremos a encosta suíça até a pacata vila de La Fouly.

Distância:16.49 km
Tempo de caminhada:  8 horas
Ganho de elevação: Aprox:892m
Perda de elevação: Aprox: 1.053m
Incluso: Café da manhã, Jantar e acomodação em refúgio.

27/08– DIA 08: LA FOULY/ CHAMPEX

Uma etapa tranquila e menos exigente que as anteriores, que nos levará pelo fundo do vale. Durante o dia de hoje, poderemos apreciar exemplos notáveis ​​da arquitetura tradicional alpina de casas e fazendas feitas de madeira de lariço. Após o almoço, enfrentaremos a subida em direção ao centro de Champex-Lac, uma pacata e bela estância turística localizada às margens de um lindo lago.

Distância:17,13km
Tempo de caminhada: 8 horas
Ganho de elevação: Aprox:557m
Perda de elevação: Aprox: 673m
Incluso: Café da manhã, Jantar e acomodação em refúgio.

28/08 – DIA 09: CHAMPEX/ TRIENT

Este talvez seja o dia mas técnico do trekking! Faremos a etapa pelo Fenêtre d’Arpette, subindo um percurso mais exigente que a rota tradicional do TMB, passando por uma paisagem alpina e rochosa que nos oferecerá paisagens espetaculares, especialmente sobre a geleira do Trient.

Distância:18,11km
Tempo de caminhada: 7 horas
Ganho de elevação: Aprox: 797m
Perda de elevação: Aprox: 922m
Incluso: Café da manhã, Jantar e acomodação em refúgio.

29/08 – DIA 10: TRIENT/ TRE LE CHAMP

Neste dia, após o café da manhã, subiremos por uma linda floresta, com vistas espetaculares da geleira Trient e da geleira Grands e subiremos até o Col de Balme, vista espetacular do maciço do Mont Blanc! Atravessaremos a fronteira entre Suíça e França e teremos uma descida muito forte até Tré-le-champ, onde passaremos nossa 10° noite!

Distância:16,77km
Tempo de caminhada: 7 horas
Ganho de elevação: Aprox: 1.181m
Perda de elevação: Aprox: 1.116m
Incluso: Café da manhã, Jantar e acomodação em refúgio.

30/08 – Dia 11 TRE LE CHAMP/ LA FLEGÉRE

Um dos dias mais espetaculares e desafiadores do roteiro! Vamos subir a trilha até a famosa agulha de Argentière, onde tem um trecho técnico com escadas e via Ferrara! uma aventura e tanto nesta etapa. Esse trecho também nos permitirá ver alguns dos lagos do maciço de Aiguilles Rouges, como os lagos Chesery e o conhecido Lac Blanc. Finalmente chegaremos a La Flegère.

Distância: 9.81km
Tempo de caminhada: 8 horas
Ganho de elevação: Aprox:1.021m
Perda de elevação: Aprox: 545m
Incluso: Café da manhã, Jantar e acomodação em refúgio.

 

31/08 – DIA 12: LA FLEGÉRE/ LES HOUCHES/ CHAMONIX

Essa será nossa última etapa do Tour du Mont Blanc: uma magnífica caminhada até Les Houches. Na programação, uma vista excepcional da encosta norte do Mont Blanc a partir do Col du Brévent e uma parada no Refúgio de Bel Lachat, para comermos e apreciarmos esta vista deslumbrante do maciço do Mont Blanc. A partir daí, segue-se uma longa descida até ao parque de estacionamento Les Houches, onde uma van privada nos levará de volta para Chamonix. ( FIM DOS NOSSOS SERVIÇOS)

Distância: 19.20km
Tempo de caminhada: 8 horas
Ganho de elevação: Aprox: 870m
Perda de elevação: Aprox: 1.754m
Incluso: Café da manhã e lanche
Não incluso: Jantar e hospedagem em Chamonix


01/09  – DIA 13:
RETORNO PARA O BRASIL

Dia de retorno, translado de Chamonix para Genebra

Não incluso: Transfer Chamonix para aeroporto de Genebra

 

*Trekking é uma atividade dependente das condições climáticas. Tentamos agendar nossas viagens no momento mais favorável, Agosto é verão na Europa e uma das épocas mais indicadas para este trekking, mas em caso de cenários extremos, o roteiro pode ser cancelado ou alterado. Se você desejar alternativas, como evitar algumas subidas e pegar teleféricos ou tele cabine, podemos orienta-los e o custo extra será por conta do cliente.
Além disso, a Chapada Trekking Montanhismo não será responsável por qualquer compensação por perdas devido a voos internacionais perdidos ou atrasos na entregas de bagagem, mas certamente ajudaremos a tomar as providências necessárias para minimizar sua perda. Para evitar a falta de voos, sugerimos comprar datas flexíveis ou dias extras antes e após a viagem.

Política de Cancelamento
  • Para que o roteiro aconteça, é necessária a formação de um grupo mínimo de 8 pessoas. Em caso de não formação do grupo, ocorrerá a devolução de 100% do valor pago para a reserva.
  • A desistência voluntária por parte do cliente antes da viagem deverá ser formalizada por escrito e enviada para a Chapada Trekking – Montanhismo através do email [email protected] seguindo a política de devolução descrita abaixo:
  1. Caso a desistência seja formalizada em até 46 dias antes do início do serviço implicará o pagamento de taxa de 20% do valor pago.
  2. De 45 a 29 dias – será cobrada uma taxa de 30% do valor pago.
  3. Em 30 dias ou menos do início – Neste caso, tendo em vista que a Chapada Trekking necessita remunerar hotéis, ingressos e prestadores de serviços, o valor pago não será reembolsável.

O não comparecimento na data, hora e local de apresentação determinados para o embarque será considerado no-show, implicando na perda total do valor pago. O passageiro que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem o direito a reembolso.

OBS Gerais

ALTERAÇÕES:

Os roteiros podem sofrer alterações devido a condições climáticas e podem ser adaptados às necessidades do grupo.

SEGURANÇA:

Mesmo com todas as precauções e cuidados durante o roteiro as atividades só serão realizadas mediante a assinatura do Termo de Conhecimento de Risco.

Caso o cliente ou guias tenham problemas relacionado a saúde durante o trekking de acordo com o estado de saúde, baixará caminhando ou de helicóptero em casos mais graves, por isso a importância da OBRIGATORIEDADE do seguro viagem.

ALIMENTAÇÃO:

A alimentação é fornecida e preparada nos refúgios locais. Será oferecido um cardápio do menu do dia do local de pernoite, haverá opção
de alimentação vegetaria e/ou vegana.

IMPORTANTE:

Confira as datas, programação e tudo que está incluso no seu pacote.

Documentação Exigida:

– Passaporte com validade mínima de 6 meses
– Certificado de Vacinação contra o COVID-19 (em inglês)

ATENÇÃO:

O Seguro viagem internacional é OBRIGATÓRIO ( caso não contrate não poderá participar da expedição) Não serão aceitos em hipótese alguma: documentos vencidos, fotocópias, carteira de motorista, documentos classistas (OAB, CRM, CREA, etc.). Qualquer tipo de problemas de documentação que acarrete a não possibilidade de embarque será de inteira responsabilidade do passageiro e também implicará na perda total da viagem de acordo às condições contidas no contrato geral de viagens internacionais.

Necessitamos de algumas informações (IMPORTANTE)

– Cartão de embarque com número do voo e horário de chegada em Genebra

– Cartão de embarque com número do voo e horário de saída de Genebra

– Hotel que estará em Chamonix com data de check in e check out

– O saco de dormir e vestuário adequado são de responsabilidade do cliente ( Enviaremos por email um check list completo de equipamentos e vestuários)

O QUE LEVAR

Bom humor é fundamental!

Este check List é para lhe orientar nos itens necessários para o TMB, você pode e deve reduzir este check List caso consiga, saiba que este trekking é muito exigente fisicamente, tenha em mente que levar muito peso será um grande desafio, sobre tudo nos 3 primeiros dias que são fortes, então por favor, evite peso desnecessário.

EQUIPAMENTOS:

1 par de Botas ou tênis de trilha

É necessário utilizar uma bota previamente usada.

1 Mochila Cargueira (45 a 70 litros)

Durante a caminhada você levará todo seu equipamento, foque em equipamentos leves e pequenos ( menor volume, mais espaço na mochila)

1 Saco de dormir (média 10 graus a noite)

Dormiremos em abrigos, onde a temperatura é agradável, um saco de entre 10 e 15 graus é suficiente.

ACESSÓRIOS:

Cantil, Squezze ou Garrafa de água (1,5L)

Saco estanque p/ roupa

Importante ter sacos estanques de variados tamanhos para diferentes coisas, roupas, eletrônicos e etc

Saco estanque peq. p/ câmera ou celular

Protetor solar

O verão nos alpes é muito quente, prepare-se para muito sol.

Sacos plásticos para roupas sujas (recomendamos de 50 litros)

Câmera fotográfica, cartões de memória e baterias extras (Power Bank)

Bastões de caminhada

Auxiliam muito nas descidas de pedras soltas, no equilíbrio e reduzem o impacto nos joelhos.

Óculos de sol

Os óculos escuro são importantes pra proteger nossa retina ocular do reflexo da luz solar, poeira, galhos e insetos.

Pastilhas purificadora de água (CLORIN)

Há algumas fontes no caminho, mas o excesso de pessoas e animais na trilha deixa a qualidade da água um pouco duvidosa. Você pode comprar água em todos os pontos de paradas e durante o caminho, custa entre 1 a 3 euros uma garrafa de 1,5l.

Lanterna (Melhor Head Lamp) + pilhas extras

HIGIÊNE:

Há banheiros nos refúgios e há alguns banheiros no caminho, durante a trilha.

Papel Higiênico

Pasta e escova de dente

Toalha de camping

VESTUÁRIO:

Anorak (impermeável)

Indispensável na montanha para barrar o vento ou a chuva. É muito importante.

2 calças para caminhar (preferência calças bermudas)

2 calças para dormir (tipo fleece/ segunda pele)

2 ou 3 camisas (preferência dryfit com proteção UV)

3 mudas de roupa íntima (cuecas ou calcinhas)

1 fleece ou jaqueta (roupa manga longa p/ frio)

3 Pares de meias

Chapéu ou boné (Melhor com proteção pra nuca e orelhas)

Gorro

Luva  (opcional)

Sandálias ou Papete

Não se pode entrar de botas nos refúgios, alguns refúgios te dão sandálias, mas achamos importante você levar a sua, havaiana ou crocs.

DÚVIDAS FREQUENTES
O que é o Tour du Mont Blanc

O Tour du Mont Blanc é um dos trekkings mais famosos do mundo. É uma caminhada de longa distância que dá a volta completa no maciço do Mont Blanc, nos Alpes, atravessando três países: França, Itália e Suíça. Ao longo de aproximadamente 182 km, você passa por vilarejos alpinos, refúgios de montanha e paisagens que vão de vales verdes a glaciares imponentes. É uma experiência única para quem sonha em fazer trekking nos Alpes com segurança, conforto e acompanhamento de guia brasileiro.

Qual o nível de experiência preciso ter para fazer este trekking?

O Tour du Mont Blanc exige que o participante tenha experiência prévia em trilhas de longa duração, pois são vários dias consecutivos de caminhada com subidas e descidas intensas nos Alpes. Não é necessário ser atleta, mas é fundamental já ter vivenciado trekkings onde se aprende a lidar com mochila cargueira, convívio em grupo, adaptação a refúgios e resistência em terrenos variados.

Se você ainda não tem essa experiência, a Chapada Trekking oferece um plano de preparação progressiva que desenvolve todas as habilidades necessárias antes de encarar o TMB:
• Vale do Pati (Chapada Diamantina): ideal como primeira grande experiência de trekking. São vários dias de caminhada, dormindo em casas de nativos e aprendendo a rotina de um trekking de longa duração.
• Gigantes do Nordeste: perfeito para aumentar o desafio físico, com maior ganho de elevação e exigência de preparo em subidas e descidas mais intensas.
• Transsincorá: é a nossa travessia mais longa e completa na Chapada Diamantina, simulando o que você viverá nos Alpes, com dias longos de trilha, trechos mais técnicos e todos os aspectos logísticos e de convivência que encontrará no Tour du Mont Blanc.

Seguindo esse caminho de preparação a médio ou longo prazo, você chega ao Tour du Mont Blanc confiante, com a base física e mental necessária para aproveitar cada etapa do trekking nos Alpes.

Qual o nível de dificuldade do TMB?

O Tour du Mont Blanc não é uma caminhada técnica (não precisa usar cordas ou equipamentos de escalada), mas exige um bom preparo físico. Você precisa ter experiência em trekking longo, com caminhadas de várias horas por dia, já que o percurso envolve subidas e descidas fortes. Nós classificamos o roteiro como de alta intensidade, mas qualquer pessoa saudável, que treine antes da viagem e esteja motivada, consegue completar.

Tenho que carregar todos meus equipamentos?

Sim! o TMB é feito no verão, então no geral você vai utilizar roupas leves, e claro é sempre importante está preparado para frio e chuva pois estaremos na montanha e o clima pode mudar repentinamente, as mochilas costumam pesar entre 7kg a 11kg, depende do peso e quantidade dos seus equipamentos, nós damos consultoria completa para que você vá o mais leve possível!

Existe algum serviço ou pacote que inclui carregador de mochila?

Sim, existe uma empresa em Chamonix que faz este serviço!não faz parte do nosso pacote mas podemos fornecer o contato!

Onde é melhor comprar meus equipamentos? levar ou comprar na Europa?

Caso você não tenha algum equipamento ou vestuário que recomendamos no nosso check list, o ideal é comprar em Chamonix, onde há uma grande variedade de lojas e marcas e com é mais barato que no Brasil.
O único vestuário que achamos importante você levar do Brasil é p seu calçado amaciado de trilha, para evitar bolhas, ok?

Qual a média de gasto além do valor do pacote?

Esta média é variável de acordo com o padrão dos serviços, qual tipo hotel , se em hospedagem simples ou hotel 5 estrelas, ou qual restaurante você utilizar!
Exemplo um hostel custa em torno de 30 euros, um hotel cerca de 100 ou mais, o mesmo com restaurante, há restaurantes com menus turísticos por 15 Euros e há restaurantes com pratos entre 30 e 50 euros! Você precisa de dinheiro para os dias de trilha comprar água, jantar e almoço em Chamonix ( primeiro e último dia) e Courmayeur ( dia de descanço)
Como média damos como exemplo de gasto extras com alimentação, transporte e hospedagem cerca de:
Economico: 300 euros
Standart: 500 euros
Luxo: 1.000 ou mais euros.

Onde dormimos durante o TMB?

Durante a trilha, dormimos em refúgios de montanha nos Alpes. São alojamentos simples e coletivos, mas muito aconchegantes e bem organizados, sempre com café da manhã e jantar inclusos. Em Courmayeur, na metade do roteiro, ficamos em hotel, onde você terá mais conforto, cama individual e oportunidade de descansar melhor. Ainda em La Fouly, Champex e no Col de Forclaz, ficaremos em confortaveis albergues Alpinos, que são as 3 noites na Suiça!

 

Preciso de visto ou documentos especiais para participar?

Brasileiros não precisam de visto para turismo de até 90 dias na Europa. É necessário ter passaporte válido por pelo menos 6 meses e seguro viagem internacional obrigatório que cubra esportes de montanha.

 

 

Valor da Experiência

INVESTIMENTO:

€3.190 por pessoa

FORMAS DE PAGAMENTO:

5 parcelas de 200 via WISE, desde que a última parcela seja paga até o início da viagem + €2.190 euros em dinheiro, no check- in em Chamonix, França.

INCLUSO NO ROTEIRO:

  • Guia líder brasileiro
  • 10 noites em refugio de montanha (quartos coletivos)
  • 2 noites em Hotel em Courmayer
  • Kit Lache durante o trekking (11 dias)
  • Café da manhã durante o trekking (12 dias)
  • Jantar todos os dias que for em refugio (exceto em Courmayer)
  • Transfer início e final da trilha (Chamonix – Lês Houches)
  • Rastreador satelital com chamada para emergência
  • Consultoria antes do trekking

O QUE NÃO ESTÁ INCLUSO NO ROTEIRO:

  • Vôo internacional
  • Transfer aeroporto Genebra/Chamonix ( in/out)
  • Refeições em Chamonix
  • Hotel em Chamonix
  • Almoço e Jantar em Courmayer
  • Kit lanche no dia de descanso
  • Saco de dormir ou liner
  • Seguro Viagem Internacional (Obrigatório)
  • City tour ou Ingressos a monumentos em Chamonix
  • Outros ítens não mencionados na aba O QUE ESTÁ INCLUSO